Obras devem começar na segunda quinzena de agosto; apenas o setor do lado coberto será liberado para o público nesta primeira fase; confira os detalhes
Por Gabriel de Matos — Campo Grande
A licitação para as obras de reabertura do Estádio Morenão deve ser lançada na próxima semana, conforme informou o gestor operacional do estádio, André Chita. O investimento é de R$ 16,7 milhões e a previsão é que as obras comecem na segunda quinzena de agosto.
O local está sob administração do Governo de Mato Grosso do Sul desde março. Quase quatro meses depois, o ge visitou o estádio para mostrar a situação do gramado, dos vestiários e das arquibancadas, além de detalhar o que será contemplado pela licitação.
O que foi feito nos últimos quatro meses?
O gestor do estádio, André Chita, nomeado pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), detalhou os trabalhos realizados desde que o Governo do Estado assumiu a administração do Morenão.
Gramado
O antigo gramado foi completamente retirado e o estádio entrou na etapa de instalação do novo sistema de irrigação, que antecede o plantio da nova grama. O serviço é executado por empresa contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).
— A primeira etapa foi a retirada do gramado. Foram retirados cerca de 60 caminhões de grama e terra. O campo ficou somente com a base para receber o novo sistema de irrigação — explicou Chita.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/r/7/ijsZCUQsCfetdFmcbttQ/whatsapp-image-2026-07-23-at-17.26.44.jpeg)
Segundo Chita, o novo sistema dividirá o campo em sete faixas ao longo dos 105 metros, com tubulações profundas e aspersores embutidos.
— O campo será dividido em sete faixas ao longo dos 105 metros. Nessas faixas serão instaladas tubulações profundas, de onde sairão os aspersores da irrigação.
O novo gramado será totalmente natural.
— O gramado será totalmente natural, em um modelo semelhante ao utilizado no Mané Garrincha.
A pista de atletismo também será removida e dará lugar a uma área gramada no entorno do campo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/D/G/mCGywSTraYaM7vYWFf8A/morenao-10.jpeg)
Estádio Morenão, julho de 2026 — Foto: Gabrie de Matos





