domingo, 24 agosto, 2025
27.2 C
Alta Floresta

CIRCUITO BB SUB-19: Paraná e Rio de Janeiro conquistam etapa de Manaus e vencem a temporada 2016

Date:

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ)
O Rio de Janeiro conquistou o tricampeonato e o Paraná se sagrou bicampeão brasileiro Sub-19 na noite do último domingo (30.10). Os dois estados subiram ao lugar mais alto do pódio na etapa de Manaus (AM) do Circuito Banco do Brasil Sub-19, a terceira e última da temporada 2016. Vitoria/Giovanna representaram as cariocas, enquanto Patrick/Lipe levaram os paranaenses ao topo nos jogos no Parque Ponta Negra.
Os dois estados já lideravam o ranking geral e dependiam apenas de si para conquistar o troféu. Ao avançarem à final, as cariocas já garantiram o título, mas ainda assim venceram a etapa para fechar com chave de ouro. Triunfo por 2 sets a 0 (21/9, 21/17) de Vitoria/Giovanna sobre Milena/Kyce (RN), em 40 minutos de partida.
As cariocas venceram os cinco jogos que disputaram em Manaus, sem terem perdido nenhum set, somando 600 pontos no ranking geral e conquistando pelo terceiro ano seguido a categoria Sub-19. Com o vice-campeonato da etapa, as representantes do Rio Grande do Norte também ficaram em segundo na temporada, somando 520 pontos.
No naipe masculino, a decisão ficou apenas para a final. Com 20 pontos de vantagem sobre a Paraíba, quem conquistasse a etapa, levava também o título da temporada. A vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/11) de Patrick/Lipe (PR) sobre Rafael/Renato (PB), em 40 minutos, deu o bicampeonato ao estado do Sul do país.
Patrick e Lipe venceram os cinco jogos da etapa, tendo perdido apenas um set, nas quartas de final, somando 580 pontos na soma das três paradas. A Paraíba ficou com o segundo lugar geral do ranking, apenas 40 pontos atrás dos campeões, com 540. O Rio de Janeiro terminou na terceira colocação, com 500 pontos.
O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.
Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.
TODOS OS CAMPEÕES DO CBS SUB-19:
**2013 – Rio Grande do Norte (FEM) e Espírito Santo (MAS)
**2014 – Rio de Janeiro (FEM) e Rio de Janeiro (MAS)
**2015 – Rio de Janeiro (FEM) e Paraná (MAS)
**2015 – Rio de Janeiro (FEM) e Paraná (MAS)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br