(JC/Arão Leite)
Alta Floresta/MT – O Porto de Areia no Rio Teles Pires, no município de Alta Floresta, vai receber pelo sexto ano consecutivo o grande Mutirão de Limpeza. Ribeirinhos, pescadores profissionais, esportivos, empresários, lideranças políticas e várias entidades convidadas deverão fazer parte de mais um evento que carrega como foco, resgatar do meio e beira do rio todo tipo de lixo esquecido ou mesmo jogado durante a última temporada de pesca.
O Rio que é uma das principais referências da Amazônia no estado de Mato Grosso por suas belezas, a abundância em volume e espécies de peixes, águas profundas, muitas corredeiras e outras riquezas naturais, já é constantemente ameaçado. O lixo é um dos problemas. Vendo a situação, o morador das margens do Porto de Areia, João Rodrigues, conhecido como Bisteka, iniciou o projeto de limpeza há seis anos começando todo final de temporada de pesca e início de Piracema. “É daqui que vivemos. Temos que cuidar”, justifica.
Mas o evento foi ganhando força e o envolvimento de outros voluntários e a cada realização tem mais pessoas e entidades envolvidas. “É importante todo mundo ajudar”, diz o ribeirinho que marcou para dia 11 de dezembro, o Dia D do Mutirão do Teles Pires. “Mas já começamos a catar o lixo antes no meio, nas ilhas, nas pedreiras, pois está enchendo e é o momento que a água vai levando tudo para o leito. Por isso a gente começa antes”, explicou João Bisteca.
Com apoio de patrocinadores uma comissão tem conseguido colocar pelo menos três embarcações e seis pessoas percorrendo o rio, recolhendo o lixo e já deixando em pontos estratégicos para que no dia 11 seja feito o recolhimento final até o Porto de Areia onde caminhões estarão levando todo o lixo a um local adequado. “Todos que quiserem participar no dia 11 são bem vindos”, disse o organizador Bisteka anunciando que neste ano de 2016 haverá uma grande equipe saindo da Ponte sobre o Rio Teles Pires na MT-320 no município de Carlinda até o Porto de Areia enquanto barcos estarão descendo, navegando até quase a divisa com o município de Paranaíta, fechando um percurso de 150 quilômetros.