O BMX Racing de Mato Grosso é uma das modalidades esportivas que mais crescendo no estado de Mato Grosso. O esporte tem origem na admiração de jovens pelo motocross e evoluiu até se tornar parte dos Jogos Olímpicos. A modalidade consiste em duas disciplinas: BMX Racing e BMX Freestyle.
O BMX Racing estreou nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, com provas de corrida em pista com obstáculos. O BMX Freestyle, focado em manobras radicais, teve sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 e nos Jogos Olímpicos principais em Tóquio 2020.
Em Mato Grosso o BMX Racing vem ganhando espaço na região do médio norte, revelando pilotos para o Brasil e para o mundo tendo a cidade de Lucas do Rio Verde, através do projeto Lucas Riders, como destaque na formação de atletas para a modalidade, que também é bastante praticada em Sorriso, São José do Rio Claro e Nova Mutum, que se prepara para sediar a 6ª Etapa do Estadual de BMX no dia 6 de setembro.

Para realização dessa 6ª Etapa do Estadual de BMX a Associação de Bicicross de Nova Mutum contará com apoio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura e Esportes) e da FMDE (Federação Mato-grossense de Desporto Escolar). Apoio fundamental que garantirá a mais de 140 pilotos momentos de lazer e de interação entre os praticantes da modalidade.
Para o Secretário de Estado de Esportes e Lazer David Moura, fomentar a pratica do BMX em Mato Grosso é de suma importância. “Temos que fomentar a modalidade no estado, fortalecer e incentivar a pratica do BMX que vem crescendo em Mato Grosso”. David Moura lembrou que o estado está construindo no Parque Novo Mato Grosso a maior pista de BMX da região centro oeste e que deve ser inaugurada em breve. “Assim que finalizarmos a pista no Parque Novo Mato Grosso iremos realizar um grande evento para marcar esse momento”, finalizou.

Além desses apoiadores, a 6ª Etapa do Estadual de BMX contará também com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Cultura, Câmara Municipal de Nova Mutum, CBDE, AMESC, FMTC, KM Recargas, SOS Extintores, Berto Retifica de Motores, Arinos Ambental, Super Saito, Uniformes 1000 Cores e Sicredi.
Está previsto a participação de pilotos dos municípios de São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Claudia, Sinop, Barra do Garças e Nova Mutum.




