Nem tudo foi momentos de alegria para os pilotos, familiares e amantes do BMX
O Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, sediou no último final de semana dois grandes eventos esportivos internacionais que podem ter colocado o Brasil de volta ao cenário esportivo internacional do BMX Racing.
Pilotos de vários países marcaram presença e nas pistas, deram o melhor de si em busca de resultados, seja ele na categoria Elite, Junior Man ou nas categorias de base, que vem se tornando a grande sensação da modalidade, pois dali sairão os futuros pilotos.
No sábado (25), aconteceu a quinta etapa da Copa Latino-Americana, que também marcou a primeira edição do Campeonato Ibero-Americano da modalidade. No domingo (26), a disputa foi válida pela sexta e última etapa da Copa Latino-Americana de BMX Racing onde foi definido os campeões gerais da temporada.

Mas, apesar de ter sido um sucesso nas pistas, o evento acabou se encerrando de forma melancólica com um Arrastão provocado por dezenas de jovens moradores das favelas que norteiam o Parque Radical de Deodoro. O episódio se deu justamente ao final do evento, quando a CBC efetuava a entrega das premiações.
O policiamento foi acionado para conter esse momento de pânico e terror vivido pelos pilotos e familiares de várias partes do Brasil e da América Latina.
Apesar do sucesso na pista de Deodoro que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) o legado do BMX sofreu um duro golpe com a falta de segurança durante o evento que reuniu atletas de diversos países.

O trauma pode ter piorado ainda mais para algumas delegações que retornariam aos seus lares apenas na terça-feira (28). Nesse dia o Rio de Janeiro foi palco de uma megaoperação da polícia do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão na terça-feira (28) que resultou na morte de mais de cem pessoas, dentre esses quatro integrantes das forças de segurança do Rio de Janeiro.




