Atletas da Unemat participam da edição 2023 das Paralimpíadas Escolares e se destacam no evento, considerado como o maior do mundo para crianças com deficiência em idade escolar. Os alunos do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (CRPB-Cáceres) disputaram provas de atletismo e badminton no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.
Nas provas de atletismo João Marcos da Silva Campos conquistou medalhas com o 2º lugar na corrida na cadeira de 60 m, pela classe funcional T54, com o tempo de 15”53 e a 3ª colocação no arremesso de pelota com a marca 17,64m pela classe funcional F56. O Hector Oliveira de Santana ficou na 12ª colocação na prova de arremesso de peso com a marca de 3,41m e o 13º na corrida de 75 m com o tempo de 16”45 na classe funcional S21. No badminton individual Vitor Hugo Silva Dutra, Jamilly Cristtiny Dias Aguilhera e Gonçalina Delfino da Silva conquistaram respectivamente a 3ª, 4ª e 5ª colocação em suas respectivas classes funcionais. O Vitor também emplacou o 3º lugar no badminton dupla mista, conquistando duas medalhas.
Os alunos do atletismo foram à São Paulo acompanhados pelas professoras e treinadoras do CRPB-Cáceres Luciene Rodrigues, Katiane Melo e a professora Karyna Aires responsável pela modalidade de badminton. Esta é a segunda participação de alunos do CRPB-Cáceres na competição. Em 2022 o projeto teve apenas um representante na modalidade de badminton, o atleta Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, que conquistou o bronze durante a competição. Lucas não competiu na edição 2023 porque completou 18 anos, idade inicial das competições adultas.
O CRPB- Cáceres é uma parceria da Unemat com o Comitê Paralímpico Brasileiro, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Os atletas desenvolvem suas atividades no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.
A edição 2023 das Paralimpíadas Escolares foi considerada a maior da história, com cerca de 1.800 atletas oriundos de 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai, superando os 1.300 inscritos na edição de 2022. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é realizador das Paralimpíadas Escolares desde 2009.