Seleção Brasileira de futebol de cegas encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo da modalidade com uma vitória e dois empates, garantindo vaga na semifinal da competição, nesta quarta-feira, 8, em Kochi, na Índia.
Todos os jogos estão sendo transmitidos no canal oficial da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos, em inglês).
A competição teve início no domingo, 5, com o Brasil estreando contra a Índia. Na partida inaugural, a equipe brasileira venceu por 1 a 0. O gol que definiu o placar saiu no segundo tempo, após lançamento da goleira. A atacante goiana Eliane chegou antes da goleira adversária, desviou para a direita e, já em queda, completou a jogada para o gol.
“Eu não lembro de muita coisa da jogada, para falar a verdade. Lembro do Ramsés [chamador] gritando ‘passa da bola, Eliane, passa da bola!’ E eu passei mesmo, com bola e tudo”, brincou a camisa 11 da Seleção, autora do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo de futebol de cegas.
Após um dia de descanso, o Brasil voltou a campo na madrugada de terça-feira, 7, para enfrentar a Inglaterra, em partida válida pela segunda rodada. As inglesas haviam vencido a Polônia na estreia por 2 a 0. No primeiro tempo, Megan Smithson abriu o placar para a Inglaterra. O empate brasileiro veio na segunda etapa, com a paraibana Rafaela Paulino, que recuperou a bola na área e finalizou no canto direito. O jogo terminou em 1 a 1.
O resultado deixou o Brasil em boa posição no grupo, precisando apenas de um empate na última rodada para avançar às semifinais. No confronto final da fase de grupos, nesta quarta-feira, 8, às 8h (horário de Brasília), a Seleção empatou sem gols com a Polônia. Com isso, encerrou a primeira fase com uma vitória, dois empates e a segunda melhor pontuação do grupo A.
Brasil nas semifinais
Com o encerramento da fase classificatória, a Inglaterra avançou na primeira colocação do grupo A e enfrentará o Japão, segundo colocado do grupo B, na madrugada de sexta-feira, 10, à meia-noite (horário de Brasília). O Brasil disputará a outra semifinal contra a atual campeã, a Argentina, às 10h30, também na sexta-feira.
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, com o título da seleção argentina. O Brasil realizou quatro Campings de Treinamento preparatórios para esta edição, o último antes do embarque para a Índia. O grupo é formado por jogadoras com idades entre 18 e 39 anos.
“A gente sabe que vai ser um jogo difícil. A Argentina tem uma equipe muito experiente, com muitos anos de treinamento. Mas o nosso grupo vem preparado e unido. Como o técnico sempre fala: entrar para se divertir, mas também com responsabilidade e cabeça erguida. Que venha a Argentina e que o pessoal no Brasil continue torcendo por nós”, afirmou a paulista Sarah.
.