Brasil sobe ao pódio 13 vezes em Lima e supera campanha anterior no Panamericano Sub 20 de wrestling
O wrestling brasileiro fez bonito no Panamericano Sub-20 de Lima, no Peru. Neste sábado (12), o Brasil encerrou a sua participação na competição com grande estilo e fechou a campanha com 13 pódios, sendo três ouros, cinco pratas e cinco bronzes. A marca superou a campanha feita no ano passado, quando o país somou somou dez medalhas, sendo uma de ouro.
“Superamos a campanha do ano passado. E ganhamos um ouro em cada estilo o que mostra uma clara evolução coletiva do nosso time nos principais torneios internacionais. Vamos seguir trabalhando forte com esses atletas de olho no Mundial da classe etária e depois preparar o grupo para encarar as competições seniores”, avalia Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).
Chuva de medalhas
No primeiro dia de competição, dedicado ao greco-romano, o paraibano Pedro Henrique superou por 12 a 2 o chileno Augusto Valle e venceu a categoria 60 kg. No mesmo estilo, Yuri Landim ficou com a prata na categoria 55 kg. O mesmo fez o paraibano Lucas Emanuel da Silva na categoria 67 kg. Já João Victor Diniz garantiu o bronze na categoria 130 kg.
O estilo livre feminino, disputado no segundo dia de confrontos, trouxe mais três medalhas para o Brasil. O mais desejado ouro foi conquistado por Eduardo “Duda” Rodrigues após vencer a final por 10 a 0 contra a peruana Leyla Hinostroza na categoria 68 kg.
Na categoria 50 kg, a prata foi faturada por Ana Beatriz Lima, que perdeu na final para a norte-americana Gabriele Tedesco. Atual bicampeã brasileira, a amapaense Ana vem somando bons resultados nos últimos anos. Na edição passada do Pan Sub-23, ela ficou com a quinta colocação. Por sua vez, Thainá Aníbal Ribeiro levou o bronze na categoria 57 kg.
O último dia do torneio foi ainda melhor para o Brasil, que somou mais seis medalhas no estilo livre. Na categoria 57 kg, o ouro brilhou para Caio Aron. Ele dominou a grande final batendo por 13 a 2 o jamaicano Irie Jackson. As pratas vieram com Leandro Jordan Araújo na categoria 79 kg e Max Almeida na categoria 86 kg. Os bronzes foram conquistados pelo mato-grossense Kyle Oliveira na categoria 97 kg e João Pedro Reis na categoria 74 kg.