quinta-feira, 3 julho, 2025
18.7 C
Alta Floresta

Brasil sediará os Jogos Escolares Sul-Americanos 2025 em Brasília

Date:

O Brasil se prepara para sediar, pela terceira vez, os Jogos Escolares Sul-Americanos (JSE), evento que reunirá milhares de estudantes-atletas de diversos países da América do Sul. A competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), acontecerá entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro de 2025, em Brasília, com o apoio do Ministério do Esporte (MESP).

Na última quinta-feira (13), o vice-presidente e diretor executivo da CBDE, Robson Aguiar, recebeu representantes do governo federal em uma reunião que alinhou os primeiros detalhes da competição. Durante o encontro, ficou definido o calendário oficial do evento, incluindo a chegada das delegações, cerimônias de abertura e encerramento, além da programação das competições e atividades culturais.

A edição de 2025 dos Jogos Escolares Sul-Americanos contará com 12 modalidades esportivas: Atletismo, Para-Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Para-Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. A expectativa é que cerca de 2.000 atletas participem do evento, consolidando o Brasil como referência no esporte escolar no continente.

Além das disputas esportivas, os JSE também promoverão um seminário sobre ética no esporte, organizado pelo MESP, com participação de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Conselho Sul-Americano de Esporte (CONSUDE) e de entidades esportivas ibero-americanas.

Um dos pontos trazidos pelo MESP, foi a possibilidade de uma parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) para incentivar a participação de estudantes de escolas públicas como espectadores dos jogos, aproximando ainda mais a comunidade local do evento.

Os Jogos Escolares Sul-Americanos representam não apenas uma grande competição esportiva, mas também um momento de integração, aprendizado e troca cultural entre os jovens atletas do continente.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...

Arraiá da Floresta acontece neste fim de semana e terá shows regionais

A Praça da Cultura recebe, nos dias 4, 5...
Feito com muito 💜 por go7.com.br