No retorno do segundo tempo, o Brasil vira contra os Estados Unidos, faz 31 a 24 e se classifica para a próxima fase do Mundial
Nesta tarde de domingo (19), o Brasil entrou em quadra sob pressão para garantir vaga na próxima fase do Mundial Masculino de Handebol, após a derrota para Portugal. A seleção brasileira enfrentou os Estados Unidos e conquistou uma vitória por 31 a 24, assegurando sua classificação, com 2 vitórias e 1 derrota.
O início do jogo para o Brasil foi um pouco difícil, com a equipe sem conseguir marcar gols nos primeiros seis minutos. Aos dez minutos, em uma transição rápida, Joel fez um gol e reduziu a diferença para 3 a 4. Aos 15 minutos, o Brasil, consegue empatar o placar com o quarto gol de Rudolph. No entanto, na reta final do primeiro tempo, o Brasil desperdiçou um ataque e não conseguiu se segurar na defesa. Aproveitando a oportunidade, os Estados Unidos abriram uma vantagem de dois pontos, terminando o primeiro tempo à frente por 10 a 12.
No retorno do segundo tempo, o jogo começou movimentado, com dois gols para cada lado nos primeiros quatro minutos. Em seguida, mesmo com um jogador a menos, o Brasil trabalhou bem na defesa, roubou a bola e acionou Rudolph no ataque, que marcou seu sexto gol. Panda também marcou de longa distância, empatando o jogo para o Brasil em 15 a 15. Com mais um gol de Joel, a equipe abriu dois pontos de vantagem pela primeira vez e ampliou para três com uma finalização de Haniel.
Faltando menos de metade do tempo para o fim do jogo, o goleiro Rangel faz uma defesa crucial e, com a meta adversária vazia, marca o 23º gol brasileiro. Com mais um gol de Joel, o Brasil amplia a vantagem para cinco gols, fazendo 25 a 20. Nos minutos finais, a equipe brasileira abre nove gols de frente, enquanto os Estados Unidos voltam a marcar apenas após sete minutos. Para fechar a vitória, Rangel faz mais uma excelente defesa, e o jogo termina com um gol dos Estados Unidos, que é derrotado por 31 a 24.
Análise e próximo confronto
“Precisamos parabenizar os Estados Unidos pelo primeiro tempo. Eles foram muito bem. Acredito que o Brasil sentiu um pouco de ansiedade na primeira parte da partida. Não conseguimos parar o ataque deles e tivemos muita dificuldade em quadra, principalmente na transição para o ataque. No segundo tempo, defendemos melhor. Conseguimos tirar alguns gols de contra-ataque que nos deu a vitória. Foi um resultado muito importante pelas circunstâncias da partida e pela necessidade da vitória para permanecermos na competição sem depender de outros resultados”, comentou o técnico Marcus Tatá.
O Brasil volta a jogar pelo Mundial na próxima quarta-feira (22). O horário e o adversário ainda não estão definidos, pois dependem dos outros jogos deste domingo.