domingo, 30 março, 2025
23.2 C
Alta Floresta

Brasileiros Loterias Caixa terão donos de 14 medalhas de ouro dos Jogos Paralímpicos de Paris neste fim de semana

Date:

Competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) terão 1.197 competidores no atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e no Clube Militar de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, de sexta-feira, 6, a domingo, 8

Fotos: CPB
 
O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe de sexta-feira, 6, a domingo, 8, edições simultâneas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação. As disputas levarão à capital paulista nove campeões dos Jogos Paralímpicos de Paris que conquistaram 14 das 25 medalhas de ouro do Brasil na França, quando o país obteve a histórica quinta colocação do quadro geral de medalhas. 

No mesmo período, o Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro sediará o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo. Considerando as quatro modalidades, as competições realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vão reunir 1.197 atletas neste final de semana. As provas de atletismo vão receber o maior número de esportistas, com 737 inscritos. A natação contará com 289 atletas, o halterofilismo com 122, e o tiro esportivo, com 49.

Além dos campeões paralímpicos, os Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa ainda receberão outros 37 medalhistas dos Jogos Paralimpicos de Paris.

Atletismo

O maior número de campeões paralímpicos em ação irá se concentrar no atletismo. Estão inscritos para o Brasileiro o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, ouro nos 1.500 da classe T11 (deficiência visual); o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco da classe F56 (que competem sentados); a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 (limitações em membros superiores); a paulista Beth Gomes, ouro no lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes); e a maranhense Rayane Soares, ouro nos 400m da classe T13 (baixa visão).

Claudiney afirmou que os treinos seguiram intensos após os Jogos de Paris, encerrados em 8 de setembro. “Este ano de 2024 foi de muitas realizações, com meu tricampeonato mundial [em Kobe, no Japão, no mês de maio] e paralímpico. Logo após os Jogos de Paris, defini com meu treinador [João Paulo Cunha] que eu continuaria focado e ativo para seguir melhorando minha marca. Dei meu melhor e espero fazer isso no Campeonato Brasileiro”, afirmou o lançador, que foi submetido à uma amputação na perna esquerda em razão de um acidente de moto em 2005. Ele representa o clube CAD.

Natação

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação contará com dois campeões paralímpicos: o mineiro Gabriel Araújo, ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas para a classe S2 (comprometimento físico-motor) em Paris; e o catarinense Talisson Glock, ouro nos 400m livre da classe S6 (comprometimento físico-motor) na memsa edição dos Jogos.

Halterofilismo

As duas brasileiras medalhistas de ouro na modalidade em Paris estarão presentes no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo: a paulista e bicampeã paralímpica Mariana D’Andrea, ouro na categoria até 73kg em Tóquio 2020 e em Paris 2024, e a carioca Tayana Medeiros, vencedora da categoria até 86kg na França neste ano.

Mariana afirmou que chegará preparada ao principal evento nacional de sua modalidade. “O Campeonato Brasileiro tem os melhores atletas do Brasil, buscando um bom desempenho. Nós que participamos dos Jogos precisamos defender a nossa posição como representantes do Brasil. Sabemos que muitos atletas, que competem diretamente com a gente, querem nos vencer ou se aproximarem das nossas marcas. Por isso, estou bem treinada para competir bem e defender o meu posto. Assim, encerrar o ano com mais uma vitória”, disse Mariana, que tem baixa estatura e representa o clube AESA-ITU.

Tiro esportivo

No Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo, um dos destaques será a participação do paulista Alexandre Galgani, prata em Paris e único medalhista brasileiro da modalidade na história dos Jogos.

Alexandre afirmou estar motivado para obter uma marca expressiva em seu retorno às competições após os Jogos de Paris. “Não vejo a hora de participar de uma disputa outra vez. Estou treinando firme para esse Campeonato Brasileiro. Quero quebrar barreiras e superar o que já fiz nas edições anteriores. Agora, como medalhista paralímpico, tenho um incentivo a mais para treinar e ir atrás de meu sonho, que é o ouro nos Jogos”, afirmou o atirador do clube The Range.

Confira os campeões paralímpicos de Paris que estarão no CT:

Atletismo
Yeltsin Jacques – ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000 –  T11
Claudiney Batista – ouro no lançamento de disco – F56
Fernanda Yara – ouro nos 400m – T47
Beth Gomes – ouro no lançamento de disco – F53 e prata no arremesso de peso – F54
Rayane Soares – ouro nos 400m e prata nos 100m – T13

Halterofilismo
Mariana D’Andrea – ouro na categoria até 73kg
Tayana Medeiros – ouro na categoria até 86kg

Natação

Gabriel Araújo – ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas – S2
Talisson Glock – ouro nos 400m livre, prata nos 100m livre e bronze nos 200m medley S6 e no revezamento 4x50m livre 20 pontos

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 podem enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa
Datas: 6 a 8 de dezembro, a partir das 8h
Atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Tiro esportivo
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, tiro esportivo e natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Yeltsin Jacques, Claudiney Batista, Beth Gomes, Fernda Yara, Mariana D’Andrea, Tayana Medeiros, Gabriel Araújo e Talisson Glock são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Claudiney Batista, Rayane Soaes, Talisson Glock e Mariana D’Andrea, são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro ([email protected])

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Piloto Pedro Bauer vence etapa americana de BMX

"Final de semana de vitória brasileira em solo americano" O...

Show Safra 2025: A força de Lucas do Rio Verde com a participação da Prefeitura

Evento bateu recorde de público com cerca de 170...

Prefeito de Alta Floresta anuncia que teve mandato cassado e acusa perseguição

O processo está sob sigilo, e a defesa do...

Primavera vence o Cuiabá por 1 a 0 no tempo normal e nos pênaltis fatura o título inédito do Mato-grossense

Gigante Roxo acaba com invencibilidade do Cuiabá e é...
Feito com muito 💜 por go7.com.br