Evento será realizado na maior pista de skate da América Latina, que está em construção no parque e será entregue para a competição
O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBKS), Eduardo Dias, esteve no estande do Governo de MT na COB EXPO 2025, a maior feira de esportes olímpicos do Brasil, nesta quarta-feira (25), e disse que todos os atletas estão animados com a possibilidade de inaugurar a estrutura e ainda levarem o esporte de alta performance para outras regiões fora das pistas habituais.
“Acompanhamos regularmente a construção da pista e estamos animados. A parte burocrática está sendo concluída e esperamos anunciar oficialmente a etapa no próximo mês para os atletas se preparem. Eles precisam se organizar junto com as equipes e acionar os patrocinadores. Também estamos trabalhando para trazer atrativos diferentes ao evento”, afirmou.

O coordenador de Arbitragem, Criação e Produção de Eventos do CBSK, Huberto Oliveira, acredita que o campeonato tem tudo para ser emocionante e ainda de grande qualidade técnica por conta da qualidade da pista. Ele falou que a obra está sendo feita por profissionais especializados em pista de skate.
“Ter o especialista em pista na construção, como está sendo feito em Mato Grosso, é um diferencial. Ao longo do tempo vimos muitas prefeituras e governos entregando esses projetos para construtoras de outras áreas e perdendo dinheiro. A estrutura fica sem condições de se treinar ou fazer eventos. Isso porque uma pista requer a expertise que apenas os especialistas têm”, declarou.
Nina Bordoni, chefe do Núcleo de Projetos da MT Participações e Projetos (MT Par), empresa pública do Estado de Mato Grosso responsável pela construção do Parque Novo Mato Grosso, explica que desde a concepção do parque, as entidades ligadas ao uso dos equipamentos, sejam eles esportivos ou de entretenimento, foram convidados a participar ativamento do projeto.
“A proposta do governador Mauro Mendes sempre foi criar atrativos que coloquem Mato Grosso como referência. Então, o presidente Wener Santos sempre fez questão de que ter os usuários dos atrativos e as entidades perto das construções para que todas as exigências fossem atendidas e até mesmo superadas. No caso da pista de skate não foi diferente, a Federação Mato-grossense de Skate acompanha passo a passo do projeto”, afirma.
Gestor governamental da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel0, Paulo Moura, avalia que um evento de porte nacional é uma boa oportunidade de desenvolver o esporte no Estado. “Além de ser palco para talentos nacionais, o campeonato dá a oportunidade aos atletas mato-grossenses competirem em casa e mostrarem para familiares e amigos o desempenho deles em uma prova. Aos que almejam estar entre os melhores, é um momento de se inspirar e mostrar desempenho e serem vistos como potenciais atletas” declara.
A COB EXPO 2025 começou na terça-feira (24) em São Paulo e segue até domingo (28). O evento é considerado o maior evento do esporte olímpico no Brasil e conta com a participação das confederações, atletas, empresários e governos.
(Foto: Lennon Magno)
O Governo de Mato Grosso está com um estande, coordenado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Secel), em parceria com a MT Par, com o objetivo de divulgar os projetos esportivos e também posicionar o Parque Novo Mato Grosso como um espaço estratégico para sediar eventos nacionais e internacionais.
A pista
O Skatepark do Parque Novo Mato Grosso tem 15.311 m², sete pistas e atende padrões rigorosos de construção para realização de treinamento e eventos oficiais.
A pista é uma das atrações do Parque Novo Mato Grosso, que será o maior Parque Multieventos da América Latina e terá vários atrativos esportivos, de negócios, entretenimento e cultura.



