terça-feira, 21 abril, 2026
31.3 C
Alta Floresta

Circuito Loterias Caixa de atletismo termina com recorde das Américas de paulista nos 200m

Date:

Primeira Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de atletismo terminou nesta quinta-feira, 2, com a quebra do recorde das Américas na disputa dos 200m da classe T35 (paralisia cerebral) pelo paulista Henrique Caetano, 29. A competição começou na quarta-feira, 1º, e ofereceu provas de pista e campo para cerca de 400 atletas.

Henrique conquistou a nova marca continental ao completar a distância em 23s55, mais rápido do que os 23s76 que deram a ele a quinta colocação no Mundial de Nova Deli, na Índia, em outubro do ano passado e era até então o recorde das Américas anterior.

“Estou muito feliz. Bater um recorde em uma fase forte de treinamento, saindo da base [período de treinos dedicado a ganho de força e resistência], sem descansar antes da prova, mostra que o trabalho está dando resultado. Estar no ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles correndo muito bem é muito gratificante”, disse.

O velocista, que participou de seu primeiro Mundial em 2025, contou ter feito ajustes desde a competição, na qual ficou próximo de ser medalhista. “Tive algumas frustrações no Mundial e passei a trabalhar muito meu psicológico. Também comecei um trabalho com o nutricionista Alan Nagaoka. Em um mês, já estou vendo resultados. Na hora em que físico, treino e mente se encaixam, as marcas vêm”, disse o atleta, representante da ADD.

Henrique tem entre suas metas de 2026 obter um bom resultado nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar, na Colômbia, em julho. A convocação da delegação brasileira deverá ser divulgada nas próximas semanas.

O Circuito Loterias Caixa também permitiu um último teste para atletas que irão participar da etapa de Rabat do Grand Prix de atletismo, no Marrocos, de 23 a 25 de abril, no qual a Seleção Brasileira terá um grupo de 36 atletas.

Entre eles está a paulista Zileide Cassiano, 28, representante da SME-de Ribeirão Preto. A atleta venceu a prova do salto em distância desta quinta-feira com a marca de 5,66m, próxima dos 5,88m registrados na conquista do ouro durante o Mundial de Nova Déli, no ano passado.

“Foi uma marca muito boa para começo de temporada. O clima estava bom e a prova bem competitiva. Na minha cabeça, iria saltar perto de 5,40m. Quando encaixei um salto melhor já percebi que estava fluindo. Este é o caminho certo, com o objetivo de saltar seis metros ou mais. Após esta prova, tenho ótimas expectativas para o Marrocos”, disse.

O catarinense Edenilson Floriani, 35, da classe F42 (comprometimento em membros inferiores) também disse estar satisfeito após marcar 58,58m no lançamento de disco na quarta-feira, 1º, e 14,16m no arremesso de peso nesta quinta-feira, 2.

“Vim há dez dias para o CT fazer uma preparação para o Circuito Loterias Caixa e para o Grand Prix. No arremesso de peso, meu resultado ficou dentro do esperado e no dardo superou minhas expectativas, meu melhor início de temporada. Começo o ano satisfeito com meu desempenho”, disse o atleta do CEPE.

A quinta-feira ainda teve a capixaba Lorraine Aguiar, 28, do Instituto Athlon, com ouro nos 200m para a classe T12 (baixa visão), com tempo de 24S73. Para alcançar o título, ela chegou à frente da potiguar Clara Daniele, 28, da APARN, campeã mundial da prova em Nova Deli , que marcou 25S84 no Circuito e 24S42 na ìndia.

“Eu estou muito feliz. Foi minha melhor marca pessoal, apesar de o vento estar contra. Venho de uma preparação muito boa, com muito empenho e dedicação. Começar o ano assim de má uma esperança de que muita coisa boa vem por aí”, afirmou Lorraine.

A Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa está programada para os dias 12 e 13 de junho, novamente no CT Paralímpico.

Patrocínio

As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Edenilson Floriani, Zileide Cassiano, Lorraine Aguiar e Clara Daniele são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 142 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Henrique Caetano e Zileide Cassiano integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 156 atletas.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Mato Grosso conquista 29 medalhas em Concurso Mundial de Queijos

O encontro, que reuniu os mais conceituados produtores de...

MT está entre as regiões com menos moradores em casa própria no Brasil

Centro-Oeste, onde está Mato Grosso, tem o menor percentual...

Vereador é alvo de pedido de afastamento por agredir e amarrar esposa em Barra do Bugres

Boletins de ocorrência detalham agressões e cárcere com vítima...

STJ torna Silval Barbosa e deputado Nininho réus por corrupção na concessão da MT-130

Ex-governador teria facilitado concessão de rodovia à empresa do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br