7ª edição dos Jogos do Brics 2024 começaram na terça-feira (11/6), na cidade de Kazan, na Rússia. E o Brasil está presente, com uma delegação formada por 112 atletas. Deles, 74 disputam modalidades olímpicas e destes, 42 – o que equivale a 56,7% desse grupo – são bolsistas do maior programa do mundo de apoio individual a esportistas, o Programa Bolsa Atleta. A equipe brasileira vai competir em 15 modalidades, nos 13 dias de competição. A edição promete ser um megaevento esportivo porque, além da participação dos países-membros do bloco, contará com 60 países convidados.
“É um dado muito significativo, e nos deixa cheios de orgulho: constatar que boa parte dos atletas brasileiros que compõem a equipe que está em Kazan recebe do governo, por meio do programa Bolsa Atleta, o apoio e os recursos essenciais para desenvolver a sua carreira de esportista. É uma ajuda que dá aos atletas a tranquilidade para treinar em boas condições e representar bem o nosso país nas competições nacionais e internacionais”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Fufuca lembrou ainda que, além da expectativa de um bom desempenho da equipe brasileira, há o fato de que o Brasil vai assumir a presidência do Brics em 2025, e terá a responsabilidade de sediar e organizar a 8ª edição dos jogos em território brasileiro.
Os Jogos do Brics
Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A competição não possui modalidades pré-definidas, sendo determinadas pelos anfitriões. Por tradição, cabe ao país que ocupa a presidência realizar a organização do evento.
Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência do Brics, e organizar a competição em território brasileiro.