quinta-feira, 15 maio, 2025
18.5 C
Alta Floresta

Competição de futebol X1 estreia nos Jogos Universitários Brasileiros

Date:

Modalidade dinâmica e individual, o futebol X1 estreia com destaque feminino nos JUBs e reforça a inclusão no esporte universitário

As delegações de 18 estados brasileiros desembarcaram no domingo (12) em Goiânia, para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros — modalidade Futebol, organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição reúne representantes de 32 Instituições de Ensino Superior (IES) e promete movimentar o cenário esportivo universitário com disputas acirradas nas categorias Futebol de Campo, Fut7, X1 e X2.

Com atletas vindos de diferentes regiões do país, o evento representa não apenas um momento de integração entre estudantes, mas também um palco importante de valorização do esporte universitário nacional.

Pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o futebol X1, modalidade de duelo individual entre dois atletas, integrou oficialmente a programação da competição. A estreia aconteceu nesta segunda-feira, dando o pontapé inicial ao calendário das competições.

A modalidade X1, que tem ganhado popularidade nas redes sociais e nas periferias brasileiras, é um formato de jogo dinâmico e intenso, disputado entre dois atletas em uma pequena quadra, exigindo habilidade, preparo físico e inteligência tática.

Representando a UNIP-SP, Clara França (goleira e atleta de futsal) e Fernanda Batista (jogadora de futebol 7) uniram forças especialmente para essa nova modalidade. As duas celebraram a vitória no jogo de estreia e destacaram a importância do espaço feminino no esporte universitário.

“As meninas não costumam jogar tanto esse tipo de competição, então ver o X1 acontecendo e com participação feminina é muito importante. Isso traz visibilidade pra gente e mostra que o esporte universitário está evoluindo”, afirmou Clara França.

Para Fernanda, o incentivo ultrapassa o esporte. “A organização está de parabéns por incluir todas as modalidades também no feminino. Isso não só incentiva a prática esportiva, mas também estimula a gente a continuar estudando. A gente vive a competição, mas também o convívio com outros estudantes, é um momento único”, comentou.

As atletas ressaltaram que o formato exige muito fisicamente, mas que estão motivadas a buscar o pódio. “É muito cansativo, mas viemos pra lutar. As expectativas são as melhores possíveis”, completou Fernanda.

A introdução do X1 aos JUBs Futebol, Fut7, X1 e X2 representa mais uma inovação da CBDU na promoção do esporte universitário, ampliando as possibilidades de participação e oferecendo experiências transformadoras para os estudantes-atletas de todo o país.

O JUBs Futebol, Fut7, X1 e X2 é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário com a Federação Goiana de Desporto Universitário, tendo o apoio das prefeituras de Goiânia, Trindade e Goianira, além do Governo do Estado de Goiás. O evento ainda tem como parceiros esportivos a Ícone Sports, Tropical Brasil, Uhlsport e Grécia/Integralmédica.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Influencer ostenta luxo, mas é cadastrada para reforma agrária em Mato Grosso

Michele Zavodini aparece oficialmente como beneficiária do Programa Nacional...

Chapada dos Guimarães recebe Meia Maratona neste domingo (18)

Trânsito será alterado temporariamente; população é convidada a participar...

Pela primeira vez, Mato Grosso sedia evento de MMA

LFA 209 conta com a presença de grandes nomes...

Finais do X1 agitam o JUBs com domínio da UNIT-SE

Universidade sergipana conquista os títulos masculino e feminino em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br