sexta-feira, 4 abril, 2025
28.7 C
Alta Floresta

Conselheiro do CREF17/MT, integrante da atual diretoria, deixa grupo de whatsapp após ser duramente cobrado

Date:

Na última terça-feira, 1 de abril, o Dia da Mentira, um conselheiro do remanescente e integrante da atual diretoria do CREF17/MT, tentou emplacar mais uma notícia contra um grupo de profissionais ilibados que renunciaram ao cargo de Conselheiro do CREF17/MT no último dia 22 de março de 2024 e se deu muito mal. Ele foi duramente cobrado pelos amigos do grupo e descontente com postura dos mesmos e devido as cobranças de explicações sobre a entidade, deixou o grupo de whatsapp a qual ele participava há vários anos.

“Vamos largar mão de politicagem no Cref e resolver os problemas que estão ocorrendo nas aulas de educação física onde elas estão diminuindo nas escolas” disse um membro do grupo. Outro integrante cobrou a presença da fiscalização da entidade nas competições esportivas que estão acontecendo no interior de Mato Grosso. “Tivemos várias competições no interior do estado no último final de semana e várias pessoas atuaram como técnicos, mas sabemos que estão irregulares, cadê o Cref” indagou. Outro integrante, sugeriu ao referido conselheiro que a entidade lutasse mais pelo piso salarial dos profissionais de educação física.

As cobranças pesaram e ele acabou deixando o grupo. “Infelizmente sinto que não pertenço a esse grupo, pois, sempre acreditei que ele foi criado com pessoas amigas e selecionadas’. Finalizando-o se colocou à disposição dos “amigos” no privado.

Cref17/MT se utilizou da pagina oficial da entidade para compartilhar mensagem de ex-conselheiro

O real motivo de tudo isso, uma notícia já vinculada em nosso portal e em vários outros portais de notícias do estado de Mato Groso, que noticiaram que um número considerável de Conselheiros Regionais do CREF17/MT, renunciaram ao cargo de Conselheiros da entidade alegando, quebra de confiança e em represaria a conduta que vem sendo adotada pela atual diretoria, no transcorres desses três meses de mandato, notadamente caracterizada falta de respeito e reconhecimento pelos conselheiros e gestores, que os antecederam na autarquia e que de fato, foram verdadeiros responsáveis pela implantação e estruturação do CREF17.  

Os onze Conselheiros que renunciaram, são Profissionais de Educação Física reconhecidos e respeitados pela categoria e com históricos de relevantes serviços prestados não só a classe, mas também ao esporte mato-grossense, que de maneira legitima, transparente e respeitosa,  emitiram uma carta aberta a sociedade mato-grossense, em especial aos Profissionais de Educação Física, informando o motivo desse desligamento e esperavam que o CREF17/MT se pronuncia-se oficialmente e de forma verdadeira sobre o ocorrido e como será o andamento da entidade após a saída desses Conselheiros.

Confira a carta de renuncia emitida pelos ex-conselheiros:

RENÚNCIA COLETIVA

Ao Conselho Regional de Educação Física da 17ª REGIÃO – CREF 17/MT/GESTÃO 2025-2028

No dia de hoje, 22 de março de 2025, durante a 57ª Reunião Plenária Ordinária, formalizamos e entregamos à diretoria, nossa renúncia coletiva do cargo de Conselheiros do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região – CREF 17/MT, Gestão 2025-2028.

Compartilhando assim a nossa decisão com todos os profissionais de Educação Física do Estado de Mato Grosso, baseados na lealdade e no compromisso coletivo que sempre tivemos com a melhoria e o fortalecimento da Educação Física em nosso estado.

Infelizmente, após as eleições realizadas em 11 de novembro de 2024, onde a CHAPA 1 – ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL foi a única chapa registrada e eleita com o apoio dos profissionais que foram as urnas, composta por 20 Conselheiros Titulares e 08 Suplentes, e durante a eleição da diretoria ocorreram fatos que nos levaram a tomar essa difícil decisão.

A chapa foi construída com base em um acordo coletivo, delegando ao Prof. Edson Luís Manfrin presidente a época, passamos a ele a representação perante a Comissão Eleitoral e a condução dos processos administrativos e legais necessários.

No entanto, após a posse dos Conselheiros no dia 17 de dezembro de 2024, durante a Plenária Ordinária para a eleição da Diretoria do CREF 17, houve uma mudança inesperada no processo. Ao invés de seguirmos o modelo consensual de eleição por chapa, que sempre foi adotado desde a criação do CREF 17 em 2015, foi proposta uma eleição de cargo a cargo. Com essa mudança consideramos quebra de confiança, foi articulada por um grupo de Conselheiros que já estavam pré determinados a conquistar a direção do CREF, alegando que precisavam ocorrer mudança e renovação, porém não tiveram a disposição de organizar a sua própria chapa e concorrer publicamente com essa tese, aguardaram em silêncio o fim das eleições e atuaram conjuntamente no momento da decisão da diretoria. Ganharam a presidência e todos os outros cargos por uma votação de 12 a 08.

Diante desses fatos, após reflexões e análises, entendemos que não é mais possível continuar como membros deste colegiado. A falta de reconhecimento ao trabalho dedicado de ex-conselheiros e ex-dirigentes, que investiram tempo, recursos e esforços para construir a estrutura que o CREF 17 possui hoje, tornou insustentável nossa permanência. Não podemos compactuar com atitudes que desrespeitam a história e os valores éticos que sempre nortearam o Conselho, não podemos naturalizar e concordar com procedimentos que deixam dúvidas quanto o futuro da nossa instituição.

Em respeito a todos os profissionais de Educação Física do Estado de Mato Grosso, decidimos renunciar coletivamente aos nossos cargos. Agradecemos a confiança de todos os colegas que estiveram conosco nessa jornada e foram às urnas votar na nossa chapa.

Assinam esta carta em solidariedade ao Prof. Edson Luís Manfrin e em defesa da ética e da lealdade:

  • Edson Luís Manfrin
  • Allan Kardec Benitez
  • Antônio Duarte de Figueiredo Neto (Renúncia 2 de janeiro de 2025)
  • Caroline Maria de Lima
  • João Batista de Andrade (João Balla)
  • João Batista Borges
  • Newton Fiorenza
  • Riller Riverdito
  • Nilson James (Aranha)
  • Harvey Brizola
  • Marcelo Cruz
  • Marcos Natanael

Anteriormente a este movimento outros dois conselheiros já tinham renunciado e justificaram questões pessoais, sendo eles Adilson Reis Filho e João Schnoor.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Vereadora propõe Semana da Mulher na Política em Lucas do Rio Verde

A vereadora Débora Carneiro (PRD) apresentou um projeto para...

Azulim/Unifucam/Sicoob/Aracoop é o primeiro classificado para a final da Superliga B masculina

Um lugar na decisão da Superliga B e retorno...

Centro de Referência Paralímpico da Unemat realiza formação de professores da rede municipal de Educação de Cáceres

O Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br