quinta-feira, 8 janeiro, 2026
21.8 C
Alta Floresta

Cuiabá recebe Festival Paralímpico Loterias Caixa. Evento estreia em cinco localidades pelo país no sábado, 20

Date:

O Festival Paralímpico Loterias Caixa – segunda edição – acontece no sábado, 20, em Cuiabá-MT e mais 104 sedes distribuídas em todas as regiões do país. Destas, cinco cidades receberão o evento pela primeira vez: Barbacena (MG), Cabici (RO), Campo Mourão (PR), Itapajé (CE) e Ivaiporã (PR).

CONFIRA A LISTA COM TODAS AS SEDES DO FESTIVAL PARALÍMPICO 2025

A cidade paranaense de Campo Mourão se prepara para receber os mais de 130 inscritos para a vivência de três modalidades: futebol, atletismo (com provas de corrida, salto em distância, arremesso de peso e pelota) e o golf-7. Esta última modalidade é uma adaptação do golf convencional criada no ano de 2005 em Curitiba (PR).

“Trabalhamos já há dois anos com a modalidade do golf-7, que pode ser praticada por pessoas com deficiência intelectual ou física. Ofertar ela no Festival foi uma oportunidade de divulgar um pouquinho mais essa modalidade que não requer tanto espaço físico para execução”, explicou Bruno Villa, coordenador do Centro de Referência de Campo Mourão.

Durante o Festival Paralímpico, as crianças e jovens com idades entre sete e vinte anos passam por uma manhã de experimentação de modalidades adaptadas. A apresentação dos esportes é feita de forma lúdica e visa difundir o Movimento Paralímpico. Além disso, o evento recebe até 20% de inscritos que não possuem deficiência.

“O Festival vai trazer um ganho gigantesco na promoção do paradesporto para que as pessoas possam ver, conhecer e entender um pouquinho mais sobre as modalidades. Tenho certeza que vai ser uma grande festa, um momento de celebração, de diversão para essas crianças e adolescentes que vêm participar do Festival”, complementou Bruno Villa.

Esta também será a primeira vez que Barbacena participará do Festival Paralímpico Loterias Caixa. Na cidade mineira, os participantes vivenciarão o basquete de cadeira de rodas, o taekwondo e o atletismo.

“O Festival será um divisor de águas no cenário esportivo de Barbacena, que nunca tinha feito um evento voltado apenas para o paradesporto, mesmo que de forma lúdica. Quando cheguei com a ideia de realizar o Festival na cidade, as pessoas foram receptivas e o município abraçou a causa no seu todo, então parece que era algo que todos ansiavam há muito tempo. Foi muito bacana ver essa mobilização e vai ser muito bacana também no sábado”, comentou Ricardo Nascimento, coordenador técnico do evento no município.

As inscrições para a segunda edição deste ano do Festival Paralímpico Loterias Caixa ficam abertas até a sexta-feira, 19, por meio deste link para residentes da capital paulista. Para as demais localidades, as inscrições devem ser realizadas nas sedes que recebem o evento.

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do Festival Paralímpico Loterias Caixa.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

COB cria grupo de estudos para estruturar novo sistema de formação de atletas no Brasil

Com base em experiências de países como EUA e...

Plataforma aponta Barra do Garças como o 3º melhor destino de ecoturismo do Brasil e o 1º de Mato Grosso

Reconhecimento nacional destaca as belezas naturais do município e...

Prefeito de Cuiabá entrega ginásio revitalizado e reforça compromisso no esporte

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, inaugurou nesta terça-feira...

Prefeitura de Lucas realiza 1º Fórum de Esporte de Lucas do Rio Verde

Professores de educação física, técnicos esportivos, gestores e empresários...
Feito com muito 💜 por go7.com.br