Com a conquista, equipe brasileira assegura vaga no Campeonato Mundial da categoria, a Copa Davis Juvenil
Os atletas da Rio Tennis Academy, Leonardo Storck e Carlos Eduardo Lino (Cadu Lino), conquistaram neste sábado o título do Campeonato Sul-Americano de Tênis na categoria 16 anos, em Luque, no Paraguai.
Ao lado de Livas Damázio, a equipe brasileira venceu o Equador em uma final cheia de emoção e garantiu vaga para o Campeonato Mundial da categoria, a Copa Davis juvenil, que será disputada em novembro, em Santiago, no Chile.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/J/u/4pAnSTTBSSzt4Xe7RAuQ/whatsapp-image-2025-08-02-at-20.53.44.jpeg)
Leonardo Storck, Cadu Lino, Livas Damázio e Fernando valle — Foto: ASU 2025/APT
Na final, o primeiro ponto foi conquistado por Livas Damázio, que derrotou Jaime Robles por 6/3 6/3. Em seguida, Leonardo Storck, também cuiabano, foi superado por Emilio Camacho por 6/0 7/6. A decisão ficou para a disputa de duplas, onde Storck e Livas Damázio se uniram para vencer Camacho e Robles por 6/2 6/7 (7/5) 10/7, garantindo o título para o Brasil.
Durante o torneio, o Brasil venceu todos os confrontos contra Uruguai, Bolívia, Venezuela e Chile, com destaque para a participação de Cadu Lino, de Blumenau (SC), que foi importante nas rodadas anteriores.
Com a conquista, o Brasil assegura a participação no Mundial Sub-16, em Santiago, onde disputará a Copa Davis juvenil. Para Leonardo Storck, de 15 anos, essa é a segunda participação no torneio e o bicampeonato sul-americano. Ele também jogou a edição do ano passado na Turquia, vencendo seus jogos de simples. Já para Cadu Lino, esta será a primeira vez na competição mundial.
– Foi uma semana muito boa, conseguimos sair com esse título novamente. Fizemos excelentes confrontos contra adversários difíceis, mas conseguimos fazer o melhor possível dentro e fora das quadras. Agora vamos com tudo para a Copa Davis – disse Leonardo Storck, de Cuiabá.
Livas Damázio, vice-campeão mundial na categoria 14 anos no ano passado, foi peça fundamental para o título sul-americano e comemorou o feito.
– Muito contente com esse resultado. Representando o Brasil ao lado de amigos. Jogamos com muita vontade de ganhar. Sabíamos que ia ser difícil, mas estávamos preparados e conseguimos fazer um ótimo resultado. afirmou Livas Damázio, também de Cuiabá.