Como divulgado no final de ano por nossa redação, o ex-vereador e candidato a vice-prefeito na chapa de Wilson Santos (PSDB) derrotado nas ultimas eleições em Cuiabá, Leonardo Gonzales de Oliveira Ribeiro (39 anos) natural de Cuiabá/MT pertencente ao PSB, assumiu a Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer de Mato Grosso em substituição a Pedro Sinohara. Leonardo assume a pasta por pouco tempo, já que deve concorrer a uma cadeira na assembleia legislativa de MT.
A decisão do governador Pedro Taques vai contra uma grande mobilização feita por gestores e amantes do esporte de todo estado, que solicitaram a permanência de Sinohara frente a pasta. Mas, o compromisso politico junto ao PSB presidido por Fabio Garcia, falou mais alto e a mudança foi feita já no inicio dessa semana.
Em contato com o ex-secretário adjunto Pedro Sinohara, fomos informados que apesar das dificuldades em que assumiu a pasta, sempre se dedicou e tem ciência do grande trabalho desenvolvido em todo estado. Ele deixa a pasta bastante decepcionado, já que como desportista e profissional da área, viu o esporte em Mato Grosso perder espaço, já, que o atual governo reduziu a pasta de Secretaria de Esportes de Estado para Secretaria Adjunta, reduzindo de 39 para 19 cargos em janeiro de 2015 quando a pasta estava vinculada a Secretaria de Cultura. Após a vinculação junto a Seduc, a redução foi mais drástica, apenas 13. Além disso, o esporte perdeu móveis, veículos e contratos importantes.
Em contato com o Leonardo, tivemos a confirmação de sua posse junto a Sael, mas a nomeação deve sair nos próximos dias. Quanto ao seu planejamento e projetos para o esporte em 2017, ele não informou, apenas que estava realmente assumindo a pasta.
Leonardo Oliveira é advogado, filho do procurador aposentado Ulysses Ribeiro e sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira. Ele já trabalhou no Ministério Público do Estado e no governo de Mato Grosso, foi assessor da Presidência do Instituto de Terras (Intermat) e da Secretaria Municipal de Saúde, sendo ainda diretor de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá e diretor de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seminfe).