terça-feira, 20 fevereiro, 2024
22.4 C
Alta Floresta

DE OUTUBRO – CBAt comemora o Dia do Atletismo e as conquistas com a comunidade

Date:

A entidade agradece a todos os atletas, treinadores, árbitros, gestores e entusiastas, a todos que contribuem para o desenvolvimento do esporte no País e que ajudaram a conquistar o título de Melhor Confederação de Atletismo do Mundo em 2022

Bragança Paulista – O Dia do Atletismo é comemorado neste 9 de outubro, uma data muito especial para toda a comunidade atlética do Brasil, que este ano comemora o título de Melhor Confederação do Mundo, dado pela World Athletics (WA) à CBAt em dezembro de 2022.

A data é importante também em função do apoio dado aos Centros de Formação, os Centrinhos, que reúnem 56 instituições, somando 3.700 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em 18 Estados. Esta ferramenta é essencial para a inclusão e transformação social.

O dia 9 de outubro é muito especial para o esporte-base e por isso recebe homenagens e homenageia todos os atores do esporte. Desde velocistas, marchadores, meio fundistas, fundistas, arremessadores, lançadores, saltadores e especialistas em provas combinadas.

A prática do atletismo corresponde aos movimentos naturais do ser humano. O atletismo tornou-se a mais importante das modalidades olímpicas com o decorrer do tempo, é um dos três esportes considerados como de Classe 1 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), devido a sua importância histórica e técnica.

Nos Jogos Olímpicos Modernos, iniciados em Atenas-1896, o atletismo é o esporte com mais participantes, o que tem o programa mais extenso e o que distribui o maior número de medalhas. Por isso, todas as atenções desde já, estão voltadas para Paris-2024.

A origem do atletismo está na história da vida humana no planeta. O homem já corria, saltava e lançava objetos na luta pela sobrevivência antes de criar artefatos como as flechas, de nadar ou montar a cavalo. As competições nasceram das habilidades desenvolvidas pelos homens há milhares de anos.

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade uma única prova era disputada: uma corrida de aproximadamente 200 metros, que os gregos chamavam de stadium. Na primeira edição olímpica registrada, em 776 aC, o campeão foi Koroebus, da cidade grega da Élida. Apenas a partir da quinta edição dos Jogos Antigos é que foram acrescentadas outras disputas, também do atletismo, como os lançamentos do disco e do dardo, além do salto em distância.

O atletismo, como o conhecemos hoje, teve seu formato definido na primeira metade do século XIX, na Inglaterra. O primeiro campeão dos Jogos da Era Moderna, em Atenas-1896, foi o norte-americano James Connoly, no salto triplo. A prova já deu ao Brasil seis medalhas olímpicas, com Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

O Brasil tem vários outros medalhistas olímpicos como Joaquim Cruz, nos 800 m, Maurren Maggi, no salto em distância, Thiago Braz, no salto com vara, José Telles da Conceição, no salto em altura, Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona, Robson Caetano da Silva, nos 200 m, Alison dos Santos, nos 400 m com barreiras, e com os revezamentos 4×100 m masculino e feminino.

Este ano, o Brasil comemorou o bom desempenho de Caio Bonfim, que ganhou a medalha de bronze nos 20 Km marcha atlética no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto.

O esporte no País é conduzido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que organiza os campeonatos nacionais de todas as categorias, dá apoio a campeonatos regionais, forma as seleções brasileiras nas competições internacionais, promove cursos, campings e clínicas para as várias especialidades atléticas, atua na formação e faz os planos de preparação para os grandes eventos como Olimpíadas, Mundiais e Jogos Pan-Americanos.

A CBAt foi criada em 1977, depois da extinção da antiga CBD. Entrou em operação oficialmente em 1979. A entidade tem 27 federações filiadas, representando os 26 Estados e o Distrito Federal. O presidente do Conselho de Administração é Wlamir Motta Campos, o medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro é o vice-presidente e o diretor executivo é Cláudio Castilho.

Mensagem do presidente

9 de Outubro – Dia do Atletismo!

“Celebramos o Dia Nacional do Atletismo, uma ocasião especial para reconhecermos a importância deste esporte em nossas vidas e na sociedade. Neste dia, gostaria de expressar minha gratidão a todos os atletas, treinadores, árbitros, gestores e entusiastas que contribuem para o desenvolvimento do atletismo no País e que nos ajudaram direta ou indiretamente a sermos eleitos pela World Athletics como a Melhor Confederação de Atletismo do Mundo em 2022”. Seu esforço e dedicação são fundamentais para o crescimento e sucesso deste esporte gigante!

O atletismo nos inspira a nunca desistir, a buscar constantemente nossos objetivos e a superar barreiras, tanto físicas quanto mentais. Nos ajuda a descobrir nosso verdadeiro potencial e a desenvolver habilidades importantes para a vida, como disciplina, resiliência e perseverança.

Além disso, o atletismo é um catalisador para a união dos povos, e importante ferramenta de inclusão e transformação social. O atletismo nos conecta por meio de valores fundamentais para a construção de uma sociedade como respeito, solidariedade e ‘fair play’.

Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Presidente e diretores da FCDL/MT participam de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços do Estado

Assessoria de Imprensa/FCDL/MT Na manhã desta quinta-feira (15.02), o presidente...

Entrega da premiação da Campanha Ano Novo Vida Nova será nesta terça-feira

Assessoria de Imprensa/CDL Alta Floresta A CDL Alta Floresta realizará...

ITIQUIRA – Ex-prefeito e outros seis requeridos são condenados por improbidade

O ex-prefeito de Itiquira (a 357km de Cuiabá) Ernani...

Empresa instala ecoponto em cumprimento a TAC com Ministério Público

Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br