Selecionados vêm de várias partes do país, como Acre, São Paulo e Espírito Santo, além de residentes de Cuiabá
Vivenciar novas experiências e participar da organização dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2016. Esse é o propósito que os 300 participantes do voluntariado dos jogos esperam colocar em prática. Eles contam os dias para chegar o evento e poderem “suar a camisa”. Foram selecionadas pessoas para as áreas de Direito, Comunicação, Turismo, Educação Física e Saúde.
São 250 pessoas de Cuiabá e mais 50 de diversos estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Acre, Maranhão, Rio de Janeiro, Tocantins e Espírito Santo. Jamara Barbosa, coordenadora de Voluntariado do JUBs, participou do Mundial Universitário de Futsal em julho como voluntária. Ela vai levar a sua experiência para comandar as tarefas do segundo maior evento esportivo do ano no Brasil.
“Os voluntários são essenciais para a realização do evento, e a minha experiência como voluntária no Mundial de Futsal vai me ajudar a dividir e auxiliar cada participante do programa. Mas o maior ganho é pra eles, porque vão ganhar novas experiências nas suas áreas de atuação profissional”, afirmou a coordenadora.
O recém-formado em Radiologia Thiago Barros da Silva, de Cuiabá, tem experiência em participar de grandes eventos como voluntário. Ele esteve na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro este ano. “Conhecemos pessoas de outras regiões e trabalhamos em prol de algo maior. É como se durante o evento nós saíssemos da realidade. Nos divertimos e fazemos novas amizades”, explicou.
Dentre os voluntários selecionados de fora de Mato Grosso, está a Nariê Vizolli. Estudante de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ela participou como voluntária da Liga do Desporto Universitário de Futebol (LDU), que ocorreu em setembro, em Palmas-TO.
“Foi uma experiência boa porque tive contato com pessoas de outros estados. O envolvimento que temos com todos que estão trabalhando e com os participantes dos jogos é aquele sentimento de estar se doando para algo, e sem esperar nada em troca”, reiterou Nariê.
Os 300 voluntários vão receber um treinamento para conhecimento das tarefas a serem desenvolvidas por cada participante. Este trabalho será ministrado na véspera da abertura do JUBs, no dia 02 de novembro, às 10h, na Arena Pantanal. O programa de voluntariado do JUBs inclui oferece ainda certificado de participação, alimentação, transporte, uniforme e alojamento para os voluntários vindos de outros estados.
Jogos Universitários Brasileiros
O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
Além das já conhecidas badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
A abertura oficial do evento será no dia 03 de novembro. De 02 e 07, o JUBs recebe os atletas das modalidades individuais, que competem entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, será a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competem entre 08 e 12.
O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.
(iconepress)