segunda-feira, 1 julho, 2024
26.9 C
Alta Floresta

Jovens talentos disputam o Troféu Brasil, de olho em Paris e no Mundial Sub-20

Date:

São Paulo – O 43º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado de quinta-feira a domingo (27 a 30/6) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, é mais uma oportunidade de exibição para os jovens atletas brasileiros. A competição termina junto com a janela de obtenção de índices e pontos no ranking mundial para os Jogos Olímpicos de Paris, e também vale a qualificação para o Mundial Sub-20, no Peru, de 27 a 31 de agosto.

Na disputa masculina, o jovem cearense Matheus Lima da Silva (Pinheiros-SP), de 20 anos, é um dos destaques: está qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris nas provas dos 400 m e dos 400 m com barreiras.

“Ele vai fazer as duas distâncias no Troféu Brasil. E, por ser uma competição de clubes, provavelmente fará o revezamento também”, explica Sanderlei Parrela, treinador de Matheus. “As expectativas são as melhores possíveis. O foco está lá na frente, nos Jogos Olímpicos. Mas o Troféu Brasil não é fácil, são quatro dias de competição, com dois tiros de 400 m, dois de 400 m com barreiras e um de revezamento. Isso pode influenciar o resultado final de cada prova, mas a expectativa é de que ele possa correr boas marcas no Troféu.”

Matheus estava na Europa e retornou para o Brasil no domingo. Na quinta-feira (20/6), venceu os 400 m com barreiras no 6º Irena Szewińska Memorial, em Bydgoszcz, Polônia, meeting do World Athletics Continental Tour Gold, com 48.31, sua melhor marca pessoal, ratificando mais uma vez o índice olímpico (48.70) – ele já tinha corrido 48.55 em 6 de abril, na semifinal do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista (SP), onde treina.

O índice olímpico nos 400 m rasos veio em março, em São Paulo, com 44.52 (45.00 é a marca fixada pela World Athletics), terceiro melhor resultado da história da América do Sul e o segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29 alcançado justamente pelo seu técnico, Sanderlei Parrela, na conquista da medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Em 20 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), ele voltou a correr 44.52 nos 400 m.

Matheus também fez parte do grupo que classificou o revezamento 4×400 m masculino para a Olimpíada, no Mundial de Revezamentos, em maio, nas Bahamas. A equipe brasileira, formada por Matheus, Lucas Carvalho (Pinheiros-SP), Vitor Hugo de Miranda (Orcampi-SP) e Lucas Vilar (Sesi-SP) fez o tempo de 3:01.86.

No feminino, a geração sub-20 rumo ao Mundial

O Troféu Brasil também será um torneio preparatório para a nova geração do atletismo nacional, que terá no Mundial Sub-20, no fim de agosto – portanto, após a Olimpíada de Paris –,  como o seu principal compromisso da temporada. O Brasil tem, até agora, 22 atletas qualificados para a competição, que será em Lima, no Peru.

Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), de 19 anos, conquistou o índice no salto em distância no domingo (23/6), na Bauhaus Junioren Gala, competição sub-20 disputada em Mannhein, na Alemanha. Em sua quinta tentativa, alcançou a marca de 6,20 m (0.0), exatamente o índice exigido pela World Athletics. A atleta também já estava qualificada para os 100 m rasos – na Alemanha, ratificou o índice (11.78) ao fazer 11.76 (+0.6) nas eliminatórias. Vanessa treina velocidade com Victor Fernandes e salto com Ricardo Barros.

Julia Calabretti (AD Centro Olímpico-SP), de 18 anos, também competiu na Alemanha, e está qualificada para o Mundial no salto com vara. Venceu o Brasileiro Sub-20, disputado em Niterói no começo do mês, com seu recorde pessoal (4,03 m), e ratificou o índice, que é de 4,00 m.  Ela treina com Alexandre Morato, em São Paulo. “Ela tem a Fabiana Murer (recordista sul-americana) como inspiração e mesmo as meninas da atualidade, como a Isabel Quadros e a Juliana Campos. Vamos passo a passo, mas acho que pode evoluir muito”, disse o treinador.

Julia Aparecida Rocha Ribeiro (Praia Clube-Exército-Futel-MG), de 19 anos, colocou o Troféu Brasil como seu próximo objetivo, logo após conquistar o tricampeonato sub-20 dos 400 metros, em sua despedida da categoria. A velocista, que já tinha índice para o Mundial, ratificou a marca ao vencer com o tempo de 55.03. “É meu último ano na categoria, eu queria muito sair como campeã e fechar com chave de ouro. Agora, o próximo alvo é o Troféu Brasil, para melhorar a marca e, quem sabe, pensar em uma vaga no revezamento olímpico para o próximo ciclo”, disse Julia, que treina com Gilberto Miranda, em Londrina (PR).

O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá entrada franca e a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

ALTO DESEMPENHO – Bolsa Atleta é reajustado em 10,86%

ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou nesta quinta-feira (27/6)...

PARIS 2024 – Atletas são convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Nessa primeira lista, 124 nomes foram anunciados em 10...

COPA 50TINHA – Panelão e Araruna voltam a campo logo mais com vantagem

Jogos de volta pela Copa 50tinha do acontecem nesse...

238 brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos

Eduardo de Deus vai ser um dos representantes do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br