O judoca faixa-preta Denis Miranda Sampaio, de 48 anos, morreu na noite dessa segunda-feira (16), após um suposto mal súbito enquanto treinava no ginásio do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá.
Segundo a AMVJU (Associação Mato-grossense dos Veteranos no Judô), Denis era servidor público municipal e competia na categoria judô master. O atleta também era voluntário no projeto “Judô Veterano”, realizado no campus do IFMT há dois anos.
Denis teria se sentido mal durante a prática de atividade física, desmaiou e morreu no local. Companheiros de treinamento teriam prestado os primeiros socorros e chamado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que acabou confirmando a morte do atleta, por suspeita de mal súbito.
O atleta conquistou, em 2023, a faixa-preta do judô – a maior graduação do esporte, que exige, no mínimo, 10 anos de prática na modalidade.
David Moura, ex-judoca e titular da Secel-MT (Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso), lamentou a morte de Denis Miranda.
O IFMT e a Associação Mato-grossense dos Veteranos no Judô também emitiu nota de pesar lamentando a morte do atleta.
“O IFMT se solidariza com os familiares, amigos e judocas e expressa sinceras condolências pela fatalidade ocorrida ontem, 16 de setembro, e estabelece luto oficial de três dias em homenagem e reconhecimento a Denis Miranda Sampaio. As atividades acadêmicas estão mantidas”, diz trecho da nota.
Velório do judoca
O velório de Denis acontece nesta terça-feira (17), na Capela Jardins, em Cuiabá, desde as 18h.