3 atletas representantes do judô mato-grossense conquistaram colocações entre os 10 melhores do Brasil em duas categorias diferentes em competição nacional ocorrida em Belo Horizonte (MG) entre os dias 01 e 03 de novembro. João Cesarino, 28, volta para Mato Grosso com a medalha de ouro, enquanto Robson Bastos, 25, e Cristi Miranda, 20, alcançaram 7° colocação em duas categorias diferentes em competições do Troféu Brasil CBI.
Os atletas foram representantes do Instituto Reação, que tem um de seus 11 polos localizado em Cuiabá.
João Marcos Cesarino conquistou a medalha de ouro no peso pesado (+100), seu segundo ouro e a terceira participação em pódio por Mato Grosso somente em participações do Troféu Brasil ABI. O atleta, que é natural do estado do Paraná, já morou em outros lugares do Brasil e representa o estado há 8 anos.
Sua história com o judô começou ainda criança, porém, como atleta de alto rendimento desde 2012, há 12 anos.
“Receber a medalha é uma sensação muito boa. Eu me sinto abraçado aqui pelo estado. Toda a medalha que a gente conquista, eu vejo que cada mato-grossense faz parte disso. Desta vez eu consegui alcançar um nível muito mais alto na competição”, explicou ele.
Na mesma categoria de João Cesarino, Robson Bastos, que já luta ininterruptamente há 11 anos, ocupou a 7° colocação. O atleta, natural da Bahia, luta por Mato Grosso há 5 anos e já participou da competição do Troféu Brasil outras duas vezes além desta, porém, em 2024 ele alcançou sua melhor marca na competição.
O atleta destaca que este foi um ano em que sua classificação tem muito valor, pois ocorre no mesmo após sofrer uma lesão no ligamento do joelho próximo ao momento em que perdeu a avó. Ele explicou que, mesmo após passar por uma cirurgia, estava treinando e realizando exercícios permitidos.
Tanto João Cesarino quanto Robson Bastos vieram treinar no estado influenciados por David Moura, atual Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e presidente do Instituto Reação Olímpico.