Atleta de Mato Grosso disputará competição internacional no Paraguai em agosto e está classificado para representar o Brasil no Mundial Universitário na Alemanha
Por Gabriel Barros, Luana Ignacio e Pedro Lima — Cuiabá
O velocista Matheus Pereira, de 22 anos, foi convocado oficialmente pela Seleção Brasileira de Atletismo para disputar o Pan-Americano Júnior, que acontece de 15 a 22 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Natural de Cuiabá, ele garantiu a vaga após conquistar o título brasileiro sub-23 nos 100 metros rasos.
Além disso, Matheus também está credenciado para o Campeonato Mundial Universitário, que será realizado de 15 a 28 de julho, na Alemanha, após o bom desempenho nas seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele será o único representante de Mato Grosso no evento.
Título brasileiro e marca expressiva
Matheus vive sua melhor fase. No dia 11 de abril, ele venceu os 100 metros no Campeonato Brasileiro Sub-23, com o tempo de 10.21 segundos — o melhor da sua carreira. A marca, dentro do limite legal de vento (2.0 m/s), é também a segunda melhor do Brasil em 2025 e a quarta da América do Sul nesta temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/A/e/XRhxmOQvOAPEDboFedjg/matheus-pereira-brasileiro-23.jpg)
Matheus Pereira fez o melhor tempo da sua carreira no 100m rasos do Brasileiro sub-23 — Foto: Divulgação Assessoria
— Essa temporada tem sido muito importante para mim. A vitória no Brasileiro sub-23 foi um marco. A convocação para o Pan veio como consequência do trabalho de anos — destaca Matheus.
Preparação para o Mundial Universitário
Matheus está habilitado a competir no Mundial Universitário após conquistar o vice-campeonato nos 100m nas seletivas nacionais. Ele tem boas expectativas para a competição na Alemanha, que ocorre na próxima semana. O atleta mato-grossense embarca no dia 13 de julho.
— Minha preparação foi muito intensa. Agora nas semanas finais, meu treinador está ajustando a carga para que eu chegue bem e descansado. Acredito que posso brigar por medalha, mas tudo depende de fazer uma boa prova. Estou bem fisicamente e mentalmente — avaliou o atleta.
Trajetória e sonho olímpico
Matheus começou no atletismo há oito anos, sempre sob orientação do técnico Luis Henrique Batista. Hoje, ele integra uma estrutura de alto rendimento com apoio multidisciplinar — nutricionista, fisiologista, psicólogo e academia — voltada para o ciclo olímpico, com o olhar já voltado para os Jogos de Los Angeles 2028.
— Estamos com um planejamento muito claro. A Olimpíada está no horizonte, e com os tempos que ele vem fazendo, estamos cada vez mais próximos desse sonho — explica Luis Henrique.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/7/C/yeVIRzT2SVREBAlAxHog/matheus-pereira-atletismo.jpg)
Cuiabano Matheus Pereira é promessa sul-americana no atletismo — Foto: Divulgação Assessoria
Além do atleta, o treinador Luis Henrique Batista também estará nas competições, após ser convocado para a comissão técnica da Seleção Brasileira Universitária. Ele será o único técnico de atletismo de Mato Grosso nas delegações oficiais.
— É uma honra representar Mato Grosso e o Brasil. O apoio do Governo do Estado, por meio do Bolsa Olimpus, e da FMEU, tem sido essencial. Nosso trabalho está sendo reconhecido nacionalmente. Hoje, podemos dizer que estamos na vitrine — afirmou o treinador.
Tenista cuiabano Leonardo Storck conquista primeiro título de simples da carreira