terça-feira, 20 outubro, 2026

Mato-grossense Ana Sátila representa o Brasil em etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom na Europa

Date:

Ana Sátila, Pepê Gonçalves, Omira Maria e Kauã Luiz competem em Praga, na República Tcheca, e em Augsburg, na Alemanha

 

Os beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte Ana Sátila, Omira Maria, Pepê Gonçalves e Kauã Luiz irão representar o Brasil nas próximas etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom e Caiaque Cross. As competições serão realizadas entre os dias 5 e 7 de junho, em Praga, na República Tcheca, e entre 12 e 14 de junho, em Augsburg, na Alemanha.

A etapa de Praga será disputada no canal localizado na região de Troja, na capital tcheca, um dos principais centros da canoagem slalom na Europa e sede frequente de competições internacionais da modalidade.

Na sequência, a equipe brasileira seguirá para Augsburg, na Alemanha, onde será disputada a terceira etapa da Copa do Mundo. As provas ocorrerão no tradicional Eiskanal, canal artificial construído para os Jogos Olímpicos de Munique 1972 e considerado um dos locais mais emblemáticos da canoagem slalom mundial. O percurso possui 280 metros de extensão, desnível de 3,5 metros e fluxo de água controlado por barragem.

“A disputa marca o início de uma etapa importante no cenário internacional. É uma semana importante para mim, pois é minha primeira prova do circuito mundial em 2026. Será uma competição acirrada e preparatória para o Mundial dos Estados Unidos, em julho. Conto com a torcida de todos”, afirmou Pepê Gonçalves.

Foto: Confederação Brasileira de Canoagem (CBC)

As etapas distribuem pontos para o ranking internacional da temporada de canoagem slalom e caiaque cross. O sistema de pontuação é específico para essas modalidades e não possui relação direta com a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

O Brasil não participou da etapa de abertura da Copa do Mundo, realizada entre os dias 29 e 31 de maio, em Tacen, na Eslovênia. A comissão técnica optou por concentrar a preparação da equipe nas disputas de Praga e Augsburg, consideradas estratégicas para a temporada.

Mundial será o principal objetivo da temporada

Além da disputa por medalhas e pontos no ranking mundial, as etapas europeias servirão como preparação para o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, principal competição da temporada. O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de julho, em Oklahoma City, nos Estados Unidos, reunindo os principais atletas da modalidade na pista que receberá as competições dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Programação – 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom e Caiaque Cross

Sexta-feira (5/6) – Caiaque Slalom

  • WK1 – Baterias eliminatórias: 12h36 (7h36 de Brasília)
  • MK1 – Baterias eliminatórias: 13h45 (8h45 de Brasília)
  • Finais WK1 e MK1: 16h06 e 16h45 (11h06 e 11h45 de Brasília)

Sábado (6/6) – Canoa Slalom

  • MC1 – Baterias eliminatórias: 10h36 (5h36 de Brasília)
  • WC1 – Baterias eliminatórias: 11h46 (6h46 de Brasília)
  • Finais MC1 e WC1: 13h51 e 14h30 (8h51 e 9h30 de Brasília)

Domingo (7/6) – Caiaque Cross

  • Provas individuais: a partir das 9h34 (4h34 de Brasília)
  • Eliminatórias (heats, quartas de final, semifinais e finais): a partir das 13h04 (8h04 de Brasília)
  • Finais WX1 e MX1: 15h07 e 15h14 (10h07 e 10h14 de Brasília)

3ª Etapa da Copa do Mundo

Augsburg, Alemanha
12 a 14 de junho de 2026

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

7ª Copa 60tinha tem rodada decisiva nesta terça (20) no campo do Operário

Boletim atualizado mostra saldo de gols que define 2º...

Alta Floresta realiza mutirão de aparelhos auditivos e prevê atender cerca de 200 pacientes da região

Ação realizada pelo Centro Especializado em Reabilitação beneficia pessoas...

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida comemora 25 anos em Lucas do Rio Verde

Evento incentiva a prática de atividades físicas e interação...
Feito com muito 💜 por go7.com.br