quinta-feira, 1 maio, 2025
27 C
Alta Floresta

Meeting Paralímpico de Cuiabá será teste para velocista mato-grossense com novo guia

Date:

O velocista Thallyson de Oliveira (à esq.) corre ao lado de seu guia | Foto: Arquivo Pessoal

Meeting Paralímpico de Cuiabá irá reunir 140 atletas em provas de atletismo e natação para esportistas de alto rendimento e novos talentos do paradesporto na Universidade Federal de Mato Grosso neste sábado, 3.

O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), representa um teste importante para o velocista Thallyson de Oliveira, 19, da cidade de Rondonópolis. Isso porque será a primeira vez que o atleta correrá em uma prova oficial ao lado de seu novo guia, o ex-soldado e estudante de enfermagem Vinicius Rodrigues Messias, em busca de retomar a trajetória de conquistas.

O mato-grossensse pratica atletismo desde 2019. Começou no esporte como atleta da classe T13, para esportistas com baixa visão. Já em seus primeiros anos, ele acumulou títulos em competições nacionais para jovens, como as Paralimpíadas Escolares de 2019, 2020 e 2023 e o Campeonato Brasileiro sub-17 de 2023.

Porém, a sequência de títulos teve uma pausa em razão do agravamento de sua deficiência, provocada pela doença de Coats, uma condição que leva à degeneração progressiva da visão. Como resultado, Thallyson foi submetido a um novo processo de Classificação Esportiva Paralímpica e passou a correr na classe T11, para atletas cegos.

O velocista contou que sua principal dificuldade no processo de adaptação após a perda visual foi encontrar o guia certo para seguir correndo no alto rendimento. “Passei a correr com meu irmão, Allyson Enrry, de 16 anos. Porém ele tem um desempenho melhor em provas mais longas do que a minha preferida, que são os 100m. Por isso, não consegui manter minhas marcas e os títulos não vieram em 2024”, disse.

Agora com a nova dupla, Thallyson vem treinando de segunda-feira a sábado na pista do Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte, clube que representa. Estou esperando muito uma marca boa neste Meeting. Minha meta é ficar perto dos 12 segundos nos 100m e alcançar mais do que cinco metros na prova do salto em distância”, contou.

Além de provas de alto rendimento, como as de Thallyson, o Meeting de Cuiabá também terá disputas organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Militares, além do Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB com idade de 7 a 10 anos).

Em paralelo ao Meeting, a capital mato-grossense ainda receberá uma etapa do Desafio Brasil de atletismo, competição realizada em parceria pelo CPB e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), colocando lado a lado esportistas paralímpicos e olímpicos.

O Meeting Paralímpico é organizado pelo CPB e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Durante o mês de abril, o evento teve etapas em Porto Alegre (RS)Rio Branco (AC)Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO). Neste sábado, será realizada ainda uma etapa do Meeting em Curitiba (PR), com provas de atletismo, natação, halterofilismo e tiro esportivo.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Cuiabá podem enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Meeting Paralímpico 2025 – Etapa de Cuiabá

Data: 3 de maio, a partir das 8h

Local: UFMT

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 900

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro ([email protected])

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

CBFS adia início da Copa do Brasil feminina para junho

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o adiamento...

1º de Maio: Mais do que um feriado, uma luta por direitos

O Dia do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio,...

Bombeiros localizam corpo de vítima de afogamento no Rio Teles Pires

O corpo foi encontrado a 13 km do local...
Feito com muito 💜 por go7.com.br