segunda-feira, 14 outubro, 2024
24.9 C
Alta Floresta

MUNDIAL SUB-20 – Mato-grossense Arthur Curvo é o 6º colocado no lançamento do dardo

Date:

Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT), de 19 anos, conquistou o melhor resultado brasileiro até agora no Mundial Sub-20 de Atletismo, disputado em Lima (Peru): na noite desta quinta-feira (29/8), o atleta de 19 anos conquistou a 6ª posição na final do lançamento do dardo, com a marca de 70,48 m. O pódio foi formado pelo esloveno Tom Tersek, campeão com 76,81 m, pelo chinês Xiaobo Wang (prata com 75,50 m), e pelo irlandês Oisin Joyce, bronze com 73,89 m.

“É meu primeiro Mundial e na qualificação eu acabei sentindo o adutor. Mas com a ajuda dos fisioterapeutas, do meu treinador, e o apoio de todos da delegação brasileira, consegui me manter na final, melhorando as marcas a cada lançamento, confiante até o último momento, fazendo o que era possível, mas infelizmente não deu uma medalha. Eram vários atletas bons, com marcas boas. Mas é seguir em frente porque tem mais”, disse Arthur, que conseguiu o melhor resultado, o único acima de 70 metros, justamente na 6ª e última tentativa. 

“É muito importante esse 6º lugar para o meu currículo. Entrando na final, a gente viu que é capaz, que está entre os grandes, e que logo vai estar batendo de frente com eles”, acrescentou.

O resultado mostra o bom momento do lançamento do dardo masculino brasileiro. Arthur foi medalha de bronze no Troféu Brasil, no fim de junho, com sua melhor marca pessoal: 72,22 m. O resultado deixou o brasileiro na vice-liderança do ranking sul-americano sub-20. O lançador é natural de Vilhena (RO), e treina em Cuiabá (MT), com Elias Neves Ramos. 

Arthur só tem marcas inferiores aos dois destaques do dardo no adulto, o finalista olímpico Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG), recordista sul-americano com 85,91 m, e o também olímpico Pedro Henrique Nunes (Manaus FA-AM), que tem 85,11 m como melhor marca pessoal.

Nos 800 metros, Carlos Eduardo Lara (Centro Olímpico-SP) estabeleceu seu recorde pessoal na semifinal: 1:50.32, resultado que lhe deu a 17ª posição geral na prova. Na disputa feminina, Luise Rosa Braga (CASO-DF) fez o tempo de 2:14.22 e ficou em 23º.

Nos 110 metros com barreiras, Vinícius de Brito (Acarisul-RS) e Paulo Henrique Romualdo (Praia Clube-Exército-Futel-MG) também não avançaram à final. Fizeram, respectivamente, as marcas de 13.88 (0.6), em 20º lugar, e 14.76 (-0.6), em 21º.

Igor Silvestre de Lima de Jesus (ADC São Bernardo-SP) subiu posições no decatlo. Depois da disputa do salto em altura, em que foi o 6º colocado geral com 1,94 m, e dos 400 metros (51.29), o atleta de 19 anos encerrou o primeiro dia da prova combinada no 14º lugar, com 3.611 pontos.

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Definidos semifinalistas da Copa 5S de Futsal de Alta Floresta

Após dois finais de semana de bola rolando a...

Bola rola pela Copa do Servidor de Alta Floresta nessa terça

Contando com apoio do Governo do Estado de Mato...

Cultura e Juventude divulga resultado do IV Concurso Municipal de Desenhos

Ganhadores do Concurso Municipal de Desenho Foi divulgado na noite...
Feito com muito 💜 por go7.com.br