Nessa primeira lista, 124 nomes foram anunciados em 10 modalidades. Nos dias 11 e 18 de julho serão divulgados esportistas de outras modalidades
gora, o sonho olímpico é realidade para 124 atletas do paradesporto nacional. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na tarde desta terça-feira (25/6) a lista dos esportistas com deficiência que irão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, é uma alegria saber que tantos atletas com deficiência irão representar o Brasil em jogos tão importantes como as Paralimpíadas de Paris. “Parabéns para os primeiros atletas convocados, e reafirmo o nosso compromisso de apoiar e promover o esporte paralímpico, procurando maneiras de garantir que nossos esportistas tenham os recursos, o treinamento e o reconhecimento que merecem”, destaca.
Ao todo, foram anunciados 122 atletas com deficiência e dois goleiros. Por modalidade, houve a convocação de 37 esportistas da natação, 24 do vôlei sentado, 15 do tênis de mesa, 12 do goalball, 10 do futebol de cegos, oito da canoagem, sete da esgrima em cadeira de rodas, seis do taekwondo, três do badminton e dois do hipismo.
A convocação de toda a delegação brasileira será realizada em três partes. Os demais nomes dos atletas que vão competir na capital francesa serão anunciados nos próximos dias 11 e 18 de julho.
De acordo com o CPB, essa será a maior delegação brasileira de atletas com deficiência em uma competição internacional. “No total, teremos 240 esportistas. O número é inferior ao das Olimpíadas do Rio em 2016, porque éramos país sede. E agora temos a maior delegação em um evento internacional. Temos certeza de que será uma das mais importantes participações do Brasil em Jogos Paralímpicos. Os nossos atletas, com certeza, farão história na cidade-luz”, disse o presidente do Comitê, Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos.
Os esportistas apoiados pelo Bolsa Atleta colecionam ótimos resultados. Nas Olímpiadas de Tóquio em 2020, os bolsistas representaram 68 dos 72 pódios conquistados pelo país, um total de 94,4%. Foram 72 medalhas (22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes), o que rendeu ao país a 7ª posição no quadro de medalhas.
Grandes estrelas brasileiras foram convocadas, como a nadadora pernambucana Carol Santiago, 38, da classe S12 (baixa visão), que subiu ao pódio cinco vezes nos Jogos de Tóquio 2020; e a mesatenista catarinense Bruna Alexandre, que se tornou a primeira atleta brasileira apta a defender o Brasil nos Jogos Paralímpicos e Olímpicos no mesmo ciclo. O esgrimista gaúcho Jovane Guissone, também compõe a lista, convocado pela quarta vez para os Jogos Paralímpicos. Ele foi ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio 2020 na espada.
Confira a relação completa dos atletas convocados nesta primeira relação.