A temporada 2024 foi finalizada com a última celebração: A premiação “Melhores do Ano”. Fechando a CBDU Week, o MDA consagrou no último dia 25 de março, os atletas destaques, patrocinadores, Instituições de Ensino e órgãos governamentais que apoiaram a realização dos Jogos Universitários Brasileiros em 2024. Também foram homenageados representantes do poder legislativo e de instituições apoiadoras do JUBs, além da presença de atletas olímpicos renomados.
Confira aqui a lista completa dos vencedores em cada categoria
O então presidente Luciano Cabral, falou sobre a dimensão das competições em 2024. “No futuro, quando alguém for falar ou comentar algo sobre o esporte universitário brasileiro, 2024 será o ano que terá destaque. O ano em que a CBDU completou 85 anos e o ano em que quebramos todos os recordes da história do esporte universitário brasileiro”, e finaliza “foi a maior e melhor temporada”.
A cerimônia contou com 135 premiações e por volta de 300 pessoas entre atletas, autoridades, premiados e convidados especiais.
“Foi incrível estar do outro lado do mundo representando o nosso país” disse Luana Rodrigues Mendes da Silva, eleita Melhor Atleta do Ano e campeã mundial universitária de Futsal, em 2024. A atleta afirmou, ainda, que vai levar o prêmio para comemorar com o time.
Comenda do Mérito Esportivo Universitário Brasileiro
Durante a cerimônia do Melhores do Ano da Temporada 2024, foram homenageados com a maior honraria do esporte universitário o Deputado Federal Luiz Lima, o Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, Roberto Maldonado – ex-diretor financeiro da CBDU e ex-presidente da FUEC, e Washington Stecanela, Presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol – APFUT e ex-Secretário Nacional do Esporte. Eles receberam a Comenda do Mérito Esportivo Universitário Brasileiro, por desempenharem um papel crucial no desenvolvimento e crescimento do Esporte Universitário.
“É com muita alegria e emoção que recebo a comenda do mérito esportivo universitário brasileiro. Mais do que uma medalha, é uma representatividade muito grande para quem se doou e sempre fez pelo esporte independente da modalidade” disse Washington Stecanela, sobre o sentimento de receber a Comenda.