A equipe majoritariamente feminina do Projeto de Jiu‑Jitsu da Vila União brilhou na seletiva estadual da Confederação Brasileira de Jiu‑Jitsu Esportivo (CBJJE), realizada neste domingo no Ginásio Aecim Tocantins. Todas as atletas que representaram Nova Mutum subiram ao pódio, 5 atletas e 5 ouros e asseguraram classificação para o Campeonato Brasileiro 2025, marcado para julho em São Paulo.
De Projeto Social a vitrine de talentos
As lutadoras iniciaram a trajetória no Projeto Mais União, idealizado pela primeira‑dama Aline Félix e conduzido, nos tatames, pelo professor Kayk Júnior. Ao atingirem a idade limite do programa, foram acolhidas pelo CT Maciel Sousa, que reconheceu o potencial competitivo do grupo. A empresa de tecnologia TBDC garante a permanência dos atletas no projeto, oferecendo o suporte necessário para treinamento e participação em competições.
Estrutura para chegar ao tatame
A viagem da delegação contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Ônibus e alimentação foram disponibilizados para que todos os atletas pudessem participar do evento sem custos. A equipe agradece ao secretário Toshio Takagi, sempre solícito às demandas da modalidade.
Orgulho mesmo à distância
Em recuperação de um acidente, Sensei Maciel Sousa não pôde estar à beira do tatame, mas acompanhou tudo on‑line: “Queria ter vibrado lá dentro, mas ver a alegria delas com as primeiras medalhas em um evento de expressão já enche meu coração. Agora é focar no Brasileiro que acontecerá em São Paulo.”