(GE)
Apelidado de Boltinho em alusão ao jamaicano Usain Bolt, o jovem Eric Vitor da Silva venceu os 100m com barreiras dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo disputados em João Pessoa. O ouro saiu em prova disputada nesta quinta-feira, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atleta da Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso (MT), Eric marcou o tempo de 13s50, novo recorde da competição.
– Estou muito emocionado. O apelido traz uma responsabilidade grande. O Bolt (tricampeão olímpico nos 100m, 200m e revezamento 4x100m rasos, além de recordista mundial das três provas) é sim um dos meus ídolos, mas gosto muito também do Johan Blake e do Justin Gatlin – disse o jovem de 14 anos, logo após a prova.
A medalha de prata ficou com Gabriel Ferreira, da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira, com 14s30, e o bronze foi para Welinton de Souza Lopes, do Centro Educacional São Bartolomeu (DF), com 14s65.
Essa foi a segunda participação de Eric nos Jogos Escolares da Juventude. No ano passado, em Fortaleza, ele ficou na quinta colocação na mesma prova. O professor de educação física de Boltinho na escola, Marcos Vieira, que descobriu o talento do jovem atleta, que sonha em representar o Brasil nas principais competições internacionais.
– Meu sonho é disputar os Jogos Olímpicos. Mas tenho que treinar muito para isso – resumiu.
Entre as mulheres…
Na prova feminina com barreiras, a vencedora foi Bárbara Rodrigues da Cunha, da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto (MG), que venceu os 80m com barreiras, com 12s45. Ex-ginasta, Bárbara sempre gostou de correr e foi descoberta após convite para treinar no Centro de Treinamento Esportivo de Belo Horizonte.
– Treino há menos de um ano. Sempre fui muito hiperativa – contou a jovem de 13 anos, que recebeu a medalha de ouro das mãos do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.
– Receber a medalha do meu ídolo na minha primeira competição nacional é incrível – completou.
A medalha de prata nos 80m com barreiras foi para Larissa da Silva Dutra, da Escola Estadual Nestor Lima (RN), com 12s89, apenas quatro centésimos de segundo à frente da medalhista de bronze, Maria Luisa Pesin, da Escola estadual 9 de Julho (SP).
Após as provas finais com barreiras, foram realizadas as semifinais dos 75m rasos e tanto o mato-grossense Eric quanto a mineira Bárbara venceram as suas baterias e se classificaram para as finais da prova, que acontecerão na sexta-feira. Vale lembrar que todos os locais de competição dos Jogos Escolares da Juventude têm entrada gratuita ao público.
Esta é a quinta vez que João Pessoa sedia os Jogos Escolares da Juventude, se igualando a Poços de Caldas (MG). No entanto, a capital paraibana passará a ser recordista de edições em novembro, quando também vai sediar os Jogos para atletas de 15 a 17 anos.