domingo, 8 novembro, 2026

Secel retoma formato de seleção municipal do futsal nos Jogos Estudantis com atletas de 15 a 17 anos

Date:

Configuração será mantida devido à confirmação do retorno da modalidade aos Jogos da Juventude do COB

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) informa que o futsal continuará a ser disputado no formato de seleção municipal nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, que abrangem atletas de 15 a 17 anos. 

A configuração será mantida devido à confirmação do retorno da modalidade aos Jogos da Juventude, conforme anúncio feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta quarta-feira (19.2).

De acordo o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a comunidade esportiva de todo o Brasil foi surpreendida com a notícia. 

“De qualquer forma, todos ficamos muito felizes com a decisão do COB, afinal os Jogos da Juventude proporcionam vivências e oportunidades incomparáveis. É muito bom que os atletas do futsal, com idade entre 15 a 17 anos, voltem a vivenciar toda a estrutura que o COB oferece”, expõe o superintendente.

O futsal esteve presente no evento desde o ano 2000, quando o COB assumiu a organização dos Jogos da Juventude. Em 2023, a modalidade saiu do programa da competição, mas agora retorna de forma definitiva.

Para o Presidente do COB, Marco La Porta, a decisão também atende a um anseio de uma comunidade forte e atuante.

“O futsal é uma modalidade muito tradicional nas escolas de todo o país e, por isso, não poderia mais ficar de fora dos Jogos da Juventude, a maior competição para esta faixa etária no Brasil. É uma questão de justiça e merecimento por toda história desta modalidade tão popular e vitoriosa e que revela tantos craques para o nosso país”, afirmou Marco La Porta.

Celeiro de talentos para o esporte nacional, os Jogos da Juventude 2025 serão disputados na capital federal, entre 10 e 25 de setembro e, além do futsal, terão outras 18 modalidades. 

Já o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que foi criado em 2024 para suprir a modalidade nessa faixa etária em caráter nacional, não será mais realizado.

“Entendemos que nossa missão foi cumprida. O Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub 17 cumpriu o papel que lhe coube pelo tempo suficiente para se tornar inesquecível”, informou o representante da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Gedeon.

Assim sendo, a Secel reforça que o futsal será disputado no formato de seleção municipal nos jogos regionais e estaduais da faixa etária de 15 a 17 anos, e a readequação informada no início do mês de fevereiro não tem mais validade.

“Havíamos informado a readequação ao formato escolar para seguir o padrão adotado no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. Com a retomada do futsal aos Jogos da Juventude, a modalidade continua sendo disputada por seleções municipais nos Jogos com atletas de 15 a 17 anos em Mato Grosso”, enfatiza Marcelo Cruz.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cipem e Fiemt promovem encontros sobre exportação para empresários do setor florestal em Juara e Juína

Evento “Descomplicando a Exportação” será realizado nos dias 9...

Atleta de Alta Floresta busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Diemerson Souza Penha conquistou índice nas provas de lançamento...

Cuiabá recebe 26ª Corrida Homens do Mato nos dias 21 e 22 de novembro

Evento promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso terá...

Cuiabano Livas Damázio leva o Brasil à semi do Mundial de 16 anos

Livas Damázio, de Cuiabá (MT), que treina na Rede...
Feito com muito 💜 por go7.com.br