Evento reforça o crescimento do karatê tradicional e destaca novos talentos em Mato Grosso
A segunda etapa do Campeonato Mato-grossense de Karatê-Do Tradicional movimentou o fim de semana no Palácio das Artes Marciais “Iusso Sinohara”, em Cuiabá, reunindo quase 300 atletas de diferentes municípios. O evento reforçou o papel do torneio como um dos principais espaços de formação e revelação de novos talentos da modalidade em Mato Grosso.
Promovido pela Federação de Karatê-Do Tradicional de Mato Grosso (FKTMT), o campeonato é considerado essencial para o desenvolvimento técnico e emocional, com potencial de atletas para representar o estado em competições nacionais e internacionais.
O presidente da FKTMT, sensei Clóvis César Astrissi, destacou o alto nível técnico e organização da etapa.
— Correu tudo dentro do planejado, com baixo número de acidentes e um nível técnico muito elevado. O campeonato é um termômetro da evolução do atleta, onde ele aprende a vencer a si mesmo, corrigindo erros e controlando o emocional — afirmou.
— O campeonato também tem esse caráter de inserção social, porque coloca o competidor em um sistema de convivência e disciplina. É uma forma de divulgar o karatê para a sociedade — completou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/p/s/3dBmUzS8C0V061O7dz6A/fktmt.jpeg)
2ª etapa do Mato-grossense de Karatê em Cuiabá — Foto: FKTMT
Para o diretor financeiro da federação, sensei Vladimir Zanka, a etapa simbolizou uma nova fase para o karatê tradicional no estado.
— A federação vinha enfrentando dificuldades logísticas, e agora temos um espaço exclusivo para as artes marciais, o que melhora muito a estrutura dos eventos. Esperamos que na próxima etapa tenhamos cerca de 400 atletas — destacou.
A terceira e última etapa do Campeonato Mato-grossense de Karatê-Do Tradicional está marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, novamente em Cuiabá, e definirá os atletas que representarão Mato Grosso nas competições nacionais de 2026.