domingo, 8 novembro, 2026

Seleção masculina de goalball é convocada para disputa do Nations Cup na Alemanha

Date:

Atual campeão, Brasil vai defender o título da Nations Cup de goalball, em Berlim, entre os dias 4 e 6 de abril

A Seleção Brasileira masculina de goalball foi convocada nesta quinta-feira (27) para a Nations Cup, torneio que venceu no ano passado e buscará defender entre os dias 4 e 6 de abril, em Berlim, na Alemanha. Em sua oitava edição, a competição contará com 16 equipes na chave masculina e 10 na feminina. A equipe masculina representará o Brasil, enquanto a equipe feminina tem compromisso na Malmö Cup, na Suécia, no fim de maio.

Uma das novidades da equipe é um rosto conhecido do goalball brasileiro: Alex Melo, o “Labrador”, retorna a uma competição oficial com a Seleção após ficar fora do ciclo de Paris 2024, período em que chegou a considerar abandonar a modalidade. “Pensei algumas vezes em parar de jogar goalball, mas sabia que não deveria resumir tudo à Seleção. Para voltar, eu precisava dar o meu melhor pelo clube primeiro. Agora, estou muito feliz em representar novamente o Brasil nesta competição na Alemanha”, disse o atleta de 30 anos, que tem baixa visão devido ao estrabismo e à atrofia do nervo óptico. No currículo com a Seleção, Labrador acumula títulos importantes, incluindo o bicampeonato mundial (2014 e 2018), o ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e o bronze na Rio 2016.

Confira a lista de convocados:

NOME COMPLETO POSIÇÃO CLUBE
1 ALEX MELO DE SOUSA Pivô INSTITUTO ATHLON-SP
2 DENIS HENRIQUE DE OLIVEIRA Pivô IRM-PR
3 EMERSON ERNESTO DA SILVA Ala/Pivô INSTITUTO ATHLON-SP
4 LEOMON MORENO DA SILVA Ala SANTOS-SP
5 MIZAEL CASTRO SOUSA Ala CAPITAL/CETEFE-DF
6 SHARLLEY ANTHONY DO NASCIMENTO SILVA Ala/Pivô APACE-PB

A comissão técnica contará com Jônatas Castro (técnico), Fábio Brandolin (auxiliar técnico), Paulo Roberto de Souza (fisioterapeuta) e Kelvin Bakos (chefe de delegação). Antes de seguir para a capital alemã, a Seleção masculina de goalball fará uma semana de treinamentos em Portugal a convite dos europeus.

Torneio reunirá medalhistas de Paris 2024

Os três primeiros colocados da Paralimpíada de Paris – Japão, Ucrânia e Brasil – estarão na chave masculina da Nations Cup. Já a China, que acabou derrotada pelos brasileiros na disputa pelo bronze, não participará do torneio em Berlim. Confira os grupos:

GRUPO A GRUPO B GRUPO C GRUPO D
Ucrânia EUA BRASIL Japão
Coreia do Sul Suécia Alemanha Portugal
Israel Grã-Bretanha Montenegro Austrália
Dinamarca Espanha Polônia Finlândia

A estreia do Brasil será contra Montenegro no dia 4, às 7h15 (horário de Brasília). Ainda no mesmo dia, às 13h45, a equipe enfrentará a Alemanha. A última partida da fase classificatória será no dia 5, contra a Polônia, também às 7h15. Nesse mesmo dia, ocorrerão as quartas de final. No dia 6, serão disputadas as semifinais e finais.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cipem e Fiemt promovem encontros sobre exportação para empresários do setor florestal em Juara e Juína

Evento “Descomplicando a Exportação” será realizado nos dias 9...

Atleta de Alta Floresta busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Diemerson Souza Penha conquistou índice nas provas de lançamento...

Cuiabá recebe 26ª Corrida Homens do Mato nos dias 21 e 22 de novembro

Evento promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso terá...

Cuiabano Livas Damázio leva o Brasil à semi do Mundial de 16 anos

Livas Damázio, de Cuiabá (MT), que treina na Rede...
Feito com muito 💜 por go7.com.br