Após percorrer cerca de 1.500 km, o ultraciclista Joab Marques, que saiu da capital paulista no último dia 29, alcançou a metade do trajeto rumo à COP 30, em Belém (PA). O desafio de 3.000 km tem como principal propósito levar uma mensagem de mobilidade e conscientização ambiental ao maior evento global sobre clima, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro.
A jornada, que começou no dia 29 de outubro, cruzou o interior paulista, o Triângulo Mineiro, o Distrito Federal e parte de Goiás, chegando hoje à região Norte. O percurso ainda segue pela BR-153 e BR-230 e deve durar 15 dias no total, sem imprevistos.
Mais do que um feito esportivo, esse pedal simboliza o compromisso com a redução de emissões de carbono: só neste trecho já percorrido por Joab, foram neutralizados cerca de 0,4 tonelada de CO₂ segundo o aplicativo Strava, onde o atleta registra o pedal.
“Neste ponto da jornada, percebo como cada quilômetro pedalado representa não só um desafio físico, mas uma oportunidade de mostrar que é possível se deslocar de forma mais consciente. Já enfrentei calor, chuva e subidas intermináveis, mas o propósito de chegar à COP 30 com uma mensagem de mobilidade sustentável é o que me move.” — destaca Joab Marques, que conta com o apoio da Shimano, referência mundial em tecnologia e componentes para bicicleta.
O grupo de componentes Shimano CUES, utilizado por Joab, foi desenvolvido para oferecer maior durabilidade e trocas de marchas mais suaves — algo essencial para percursos longos e desafiadores como este. “O ultraciclismo exige constância e confiança total no equipamento, e o grupo CUES tem sido um parceiro perfeito nessa travessia”, complementa o atleta. Além disso, por ter uma durabilidade maior, o grupo de componentes também gera menos lixo, minimizando o impacto ambiental, um dos principais valores da marca.
“Projetos como o do Joab mostram, na prática, como a bicicleta pode ser uma ferramenta real de mobilidade sustentável. Ver um ciclista atravessando o país pedalando para participar da COP 30 reforça o papel da bike como meio eficiente, saudável e de baixo impacto ambiental”, afirma Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina. Além do apoio técnico, a Shimano também fornece suporte logístico e manutenção ao longo da rota, reforçando o compromisso da marca com a preservação ambiental e a promoção da mobilidade urbana.
Nos próximos dias, Joab seguirá pelos estados do Tocantins e Pará, cruzando as cidades de Paraíso do Tocantins, Brasilândia, Marabá, Jacundá e Tailândia até alcançar Belém, no coração da Amazônia. Ao chegar ao destino da COP 30, ultraciclista será recebido pela vereadora de São Paulo, Renata Falzoni e por representantes do Ministério das Cidades, além de participar de uma palestra com Paulo Moutinho, Ecologista e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, sobre o Projeto Transcerrado.
“Quando eu aceitei fazer esse pedal sabia que teria muitos desafios, mas não sabia que seria tudo tão intenso e com tantas coisas positivas. Cada quilômetro está valendo muito a pena, não vejo a hora de chegar e sentir o clima da COP 30”, completa o atleta da Shimano.





