quinta-feira, 23 janeiro, 2025
31.9 C
Alta Floresta

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul anuncia bolsas Pró-Atleta 2025

Date:

As 103 vagas disponíveis para cursos de graduação são para medalhistas em competições estaduais, nacionais e internacionais em esportes olímpicos, paralímpicos e em Jogos Universitários Brasileiros. Os interessados podem se candidatar até o dia 13 de fevereiro.

Treinar e competir enquanto estuda, sem custo, e garantir o futuro pós-carreira – o atleta pode ser um médico, por exemplo – é um caminho que começa a se consolidar no Brasil para quem pratica esportes olímpicos como o atletismo. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou o Pró-Atleta – UFMS 2025 (Programa de Atleta de Alto Rendimento Esportivo) e abriu 103 vagas para cursos de graduação. O programa oferece bolsas para os que comprovarem resultados em esportes olímpicos, paralímpicos e nos Jogos Universitários Brasileiros (entre 2022 e 2024).
Medalhistas em competições estaduais, nacionais e internacionais podem se candidatar até o dia 13 de fevereiro (as inscrições são on-line, gratuitas, uma por pessoa). O resultado final para a matrícula sai no dia 23 de fevereiro (https://ingresso.ufms.br/pro-atleta/). 
O edital 18/2025-PROGRAD/UFMS define as condições para o Pró-Atleta. É um processo seletivo e o atleta deve comprovar resultados em competições esportivas, com chancela de entidades como a Federação de Atletismo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As vagas são destinadas a atletas de atletismo e as demais modalidades dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos ou Universitários Brasileiros, com bons resultados – medalhas de ouro, prata e bronze – de abrangência estadual, nacional ou internacional, em 2022, 2023 e 2024. 

“A Pró-Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está de parabéns por criar esse programa. Um campeão brasileiro que vai para a Universidade pode escolher o curso que desejar e disputar vaga, sem custo. E uma vez na Universidade ainda pode disputar as bolsas de apoio, de pesquisa. É um grande incentivo!”, afirma o professor Ageu de Oliveira Pereira, presidente da Federação de Atletismo do Estado de Mato Grosso do Sul, que está ajudando os estudantes com a obtenção da documentação necessária.

“Com esse incentivo, atletas de 17, 18 anos e acima, que não encontram espaço para treinar em clubes no Mato Grosso do Sul e têm de sair para outros Estados podem permanecer aqui”, completa Ageu.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma instituição de ensino pública federal com campi nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas e sede administrativa na Cidade Universitária de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Todas as informações estão no edital, que traz detalhes sobre o processo https://sge.cbat.org.br/../../public_files/c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b/edital_prograd_18%20(1).pdf

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

ATRAVÉS DA SECITECI – Instituições e prefeituras já podem solicitar circuito itinerante do MT Ciências nos municípios

Municípios, instituições públicas e privadas de Mato Grosso já...

Conselho de Segurança de Alta Floresta realiza reunião no CDL com apresentação do novo comandante da PM

Na manhã desta quinta-feira (23), o Conselho Municipal de...

Polícia divulga nomes de suspeitos mortos em confronto em Alta Floresta

Operação policial resultou na apreensão de armas, drogas e...
Feito com muito 💜 por go7.com.br