sábado, 20 abril, 2024
23.5 C
Alta Floresta

Zequinha Barbosa ministra camping para jovens atletas em Cascavel

Date:

O integrante do programa Ídolo do Atletismo que entrou para a história como um dos melhores meio-fundistas do Brasil está no Paraná atuando com corredores de 14 a 17 anos:

José Luiz Barbosa, o Zequinha, atleta que permaneceu entre os dez mais bem colocados do Ranking Mundial dos 800 m por uma década e entrou para a história do atletismo como um dos melhores meio-fundistas do Brasil, está em Cascavel, no Paraná, para ministrar um camping de treinamento para jovens atletas. Zequinha, de 62 anos, que nasceu em Três Lagoas (MS), integra o Programa Ídolos do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinado pela CAIXA, e vive nos Estados Unidos.

Estão participando do Camping em Cascavel, que começou no dia 2 de janeiro e vai até 2 de fevereiro, Luiz Gustavo Santos das Virgens, 14 anos, Daniel Elias Lira Gomes, 16 anos, de Sonora (MS), Leonardo Nicola, de 17 anos, de Mauá da Serra (PR), Vicenzo Jesus de Souza, 17 anos, de Maringá (PR) e Renan Miguel Alves, 17 anos, de Petrolina (PE). Zequinha ainda está trabalhando com Philip Jensen e Castro, de 20 anos, que nasceu em São Paulo, estava estudando na Alemanha e migrou para uma universidade americana, no Texas, com bolsa de estudos, para treinar com o brasileiro.

“Deus colocou os moleques no meu caminho. Eles já tinham bons resultados. O Renan começou a treinar comigo em outubro de 2023 e também o Leo Nicola – que era goleiro de futebol. O Vicenzo, Luiz Gustavo e Daniel em maio. Comecei a dar treino e foram melhorando, mas eu queria me certificar qual era o tamanho da vontade deles, conversar para ver se têm a capacidade de aceitar os treinos, a dor, os desafios”, disse Zequinha.

Como atleta Zequinha Barbosa brilhou nos anos 80 e 90 e entrou para a história do atletismo. Medalha de ouro nos 800 m no Mundial Indoor de Indianápolis-1987; medalhas de bronze no Mundial de Roma-1987 e de prata no Mundial de Tóquio-1991; medalhas de ouro nos 800 m nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata-1995, três de prata nos 800 m e no revezamento 4×400 m em Caracas-1983 e nos 800 m em Indianápolis-1987; correu 38 vezes os 800 m abaixo de 1:45.00.

Zequinha integrou juntamente com o campeão pan-americano Agberto Guimarães e o campeão olímpico Joaquim Cruz a talentosíssima geração do meio-fundo que treinava com Luiz Alberto de Oliveira nos Estados Unidos (o treinador já faleceu). “Se era um grão de areia ou um banquete a fome era igual para nós”, disse Zequinha, que acredita na força de vontade e na capacidade física e mental dos meninos sob o seu comando. “Eles estão aqui sabendo o que tem de ser feito”, afirmou.

Os jovens, inclusive, já assistiram a palestras de Agberto Guimarães e Joaquim Cruz. “Nós três conversamos, depois dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no fim de 2023 e pensamos que é preciso trabalhar no meio-fundo por causa dos resultados”, disse Zequinha, que vai receber a visita do presidente da CBAt Wlamir Motta Campos, em Cascavel, na segunda-feira, dia 22.

Na avaliação de Zequinha, os atletas com os quais atua é uma geração para 2028 e 2032 e que pode, inclusive, conseguir bolsas nos Estados Unidos para treinar e estudar, como fizeram o próprio Zequinha, Agberto e Joaquim Cruz.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Brasil fica com 2 bronzes Internacional de Parabadminton Espanha

Vitor Tavares perdeu nas semis do simples do Internacional...

Arthur Nory é bronze em Doha, mas não consegue vaga olímpica

O brasileiro Arthur Nory conquistou a medalha de bronze...

LEIS DE MATO GROSSO – STF valida cadastro de pedófilos e condenados por violência contra a mulher

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Via Brasil BR-163 – Programação Semanal de Obras na BR-163 e BR-230

Semana de 15/04/2024 a 20/04/2024 - Via Brasil BR-163, empresa...
Feito com muito 💜 por go7.com.br