(GE)
O lateral Alan Ruschel, um dos sobreviventes do acidente com avião que transportava a Chapecoense, já se comunica com a família e até realiza movimentos leves. Transferido de hospital nesta sexta-feira após impasse entre médicos, o jogador ainda tem múltiplas escoriações, mas oferece boa perspectiva de melhora.
Irmã de Alan, Amanda Ruschel relatou os momentos de consciência do lateral. De acordo com ela, Alan apertou a mão do pai, mexe as pernas, mas que, por conta da agitação, permanece sedado para não retirar os aparelhos.
– Quero agradecer todas as mensagens positivas que estamos recebendo. Agradecer por todas as orações, pois é o que mais precisamos. O Alan está se recuperando, só que quando começa acordar, se agita muito, tenta arrancar os aparelhos, então continua sedado. Meu pai disse que fala o tempo todo com ele. Alan apertou a mão dele e mexeu as pernas – relatou Amanda.
Alan tem uma lesão na 10ª vértebra da coluna dorsal, além de fratura em uma das pernas. Após transferência, o lateral recebe cuidados agora no Hospital San Vicente, em Medelín, na Colômbia.
VEJA O ESTADO DE SAÚDE DOS SOBREVIVENTES
Nenhum paciente apresenta risco de morte. Situação é crítica, mas estabilizada. Ainda não há previsão sobre a alta dos pacientes.
– Lateral Allan Ruschel – Foi submetido à cirurgia na coluna vertebral e inspira cuidados. Está com movimentos normais em membros superiores e inferiores. Apesar das múltiplas escoriações, oferece boas perspectivas de melhora. Já conversou com a família;
– Zagueiro Neto: Clinicamente está bem. Foi o último dos resgatados, também apresenta boas perspectivas de melhora.
– Goleiro Follmann: É o que se encontra em estado mais grave. Teve uma das pernas amputadas. Ainda assim, seu quadro é estável. Está entubado e requer mais cuidados.
– Jornalista Rafael Henzel: Sofreu um trauma toráxico e uma fratura de perna. O estado também é crítico, mas as perspectivas são otimistas. O pulmão apresentou melhoras.