sexta-feira, 22 agosto, 2025
35.9 C
Alta Floresta

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Date:

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues para o wrestling brasileiro / Crédito: UWW

Wrestler mato-grossense, radicada nos Estados Unidos, garante medalha para o Brasil nesta edição do campeonato que reúne a elite da modalidade

O Mundial Sub 20, em disputa até domingo (24) na cidade búlgara de Samokov, foi uma jornada de reabilitação para a wrestler mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues, que terminou com o bronze da categoria 68 kg. Amanhã (22), o amapaense Lucas da Silva inicia sua participação no greco-romano 67 kg com a difícil tarefa de superar o iraniano Gholamreza Abdovali.

Duda começou a competição perdendo para Srishti Srishti por 10 a 0. Como a indiana chegou à final da categoria 68 kg, em que perdeu para a japonesa Ray Hoshino, a brasileira teve a sorte de se recuperar na repescagem, avançando implacavelmente até a disputa de bronze.

No confronto decisivo, atropelou a alemã Laura Koehler por 13 a 0. Antes, ela havia dominado a polonesa Dominika Pochowska e a sérvia Masa Perovic, aplicando 10 a 0 em ambas as lutas. O resultado reforça a sequência de grandes resultados da atleta filiada ao Instituto Manduvi (MT) que foi ouro no Panamericano de Lima em julho deste ano.

“Duda é uma excelente candidata a medalhas neste ciclo e brigará pela classificação para os Jogos Olímpicos. Aqui em Sakomov ela perdeu a primeira luta para uma adversária bem mais forte fisicamente e mesmo assim anulou vários ataques. Depois dominou todas as oponentes com muita facilidade até a conquista do bronze”, conta David Maia, o treinador português que lidera o desenvolvimento da seleção brasileira de base.

Vivendo nos Estados Unidos desde 2022, Duda estuda na Universidade McKendree, no estado de Illinois, onde reside durante o ano letivo, e no restante do ano mora com os pais na Califórnia. Um dos segredos da atleta é ter o jiu-jitsu como base. “Migrei do jiu-jitsu para o wrestling em 2022. Esses fundamentos me ajudaram muito no início. Hoje meu estilo de combate mudou bastante, mas os aprendizados do jiu-jitsu aparecem em algumas situações de luta e podem surpreender as adversárias”, comenta a atleta.

Eduardo “Duda” Rodrigues e Odzaya Erdenebat (Mongólia): bronze na categoria 68 kg / Crédito: UWW

Os demais brasileiros no Mundial Sub 20 da Bulgária também foram valentes, mas esbarraram em adversários de alto calibre. No estilo livre, Caio Aron (RJ), da categoria 57 kg, venceu na qualificação o chinês Chengtao Wang pelo critério de desempate, mas perdeu nas oitavas de final para Vasif Baghirov, do Azerbaijão. Ainda no livre, Leandro Jordan (SP) perdeu nas oitavas para Yerkhan Abil do Cazaquistão na categoria 79 kg. No greco-romano, Pedro Henrique Rodrigues (PB) parou nas oitavas da categoria 60 kg ante o indiano Suraj Suraj.

“Nossa equipe está fazendo uma bela campanha. Hoje enfrentamos a elite mundial do wrestling com uma mentalidade cada vez mais confiante. Vale registrar que tivemos uma preparação robusta com suporte das equipes sub 23 e seniores da Bulgária e Armênia nos treinamentos. Esse intercâmbio com potências do esporte é uma estratégia que tem nos ajudado a aprofundar os aprendizados dos nossos jovens atletas e ampliar nossas chances nestes torneios internacionais”, avalia Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

“Não viemos aqui para passear, hoje o Brasil é respeitado perante a elite mundial do wrestling. Nosso trabalho tem um apoio decisivo da CBW, que vem proporcionando a experiência internacional para nossos atletas. Aposto que ainda nesse ciclo olímpico teremos condições de fazer história com mais medalhas nesses grandes torneios”, completa David Maia.

Sobre a CBW

A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).

Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o wrestling brasileiro, a CBW oferece conteúdos atualizados e informações detalhadas sobre competições, atletas e eventos.

Através dessas plataformas, é possível acompanhar de perto o universo do wrestling nacional, conhecer os campeões e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre a modalidade.

📲 Acompanhe as redes sociais oficiais da CBW:

🔹 Facebook: facebook.com/cbwrestling

🔹 Instagram: @cbw_oficial

🔹 YouTube: CBW TV

🔹 Site oficial: cbw.org.br

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...

ATÉ 31 DE AGOSTO – Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

Essa é a 16ª vez que ele assume o...
Feito com muito 💜 por go7.com.br