(GE)
A Federação de Tiro de Mato Grosso encerrou o calendário de competições da temporada 2016 com motivos para comemorar. Atletas do estado conquistaram importantes títulos nacionais que garantiram vaga em torneios mundiais no próximo ano. A FTMT conta com 550 atletas federados, que competem em modalidades como IPSC, Silhueta Metálica, Trap Americano e Fossa Olímpica.
– O número de atletas aumentou substancialmente nos últimos anos. Os clubes de tiro estão estruturados, as competições estaduais estão cada vez mais técnicas, temos uma equipe de árbitros excelentes e os resultados não poderiam ser diferentes – disse Fernando Raphael, presidente da entidade.
A Final do Estadual de Tiro, realizado em novembro em Rondonópolis, reuniu mais de 500 inscritos.
Destaques
O atleta de Trap Americano, Fernando Zanchette, campeão brasileiro 2016 na Categoria AAA 200 pratos, pela Liga Nacional de Tiro ao Prato. Zanchette também foi campeão Trap Double na Categoria B e também conquistou a 3ª colocação no Trap 100 tiros, na Categoria AAA.
Outro esporte ligado ao tiro esportivo é a Fossa Olímpica. No último final de semana, foi realizado em Curitiba-PR, a final do Brasileiro. Na etapa, o pequeno Naj Antoine Motran conquistou a 3ª colocação, na Categoria Junior. Já na Categoria Prato A, entres os 10 melhores ficaram Marcelo Barroso Viaro em 7º e Antoine Chafic Motran em 8º. O presidente do Clube de Tiro Pantanal, Luiz Alberto de Aguiar, ficou em 2º lugar na Categoria Veterano. No Prato B, Milton Moreira Peixoto Junior, conquistou a 9ª colocação e no Prato C, José Mamede Biancardini a 7ª.
No IPSC, o 3º lugar do atleta Carlos Alberto Molina, na Divisão Production, no Campeonato Brasileiro 2016 garantiu a ele uma das quatro vagas na Equipe Brasileira da Confederação Brasileiro de Tiro Prático (CBTP) para competir em 2017 no Mundial de IPSC, na França, em agosto. Molina também é bicampeão brasileiro de IPSC, na Categoria Policial.
Nova Diretoria
Fernando Raphael assumiu a presidência em novembro, após Assembleia Geral com os representantes legais dos Clubes de Tiro do Estado. Ele fica à frente da FTMT até novembro de 2019. O foco da nova diretoria está no fortalecimento das relações com os Clubes e o fomento do Tiro Prático e Esportivo no Estado.
Mesa Diretora
Presidente – Fernando Raphael
Vice-presidente – Tony Motran
Diretor Técnico – Edson Igarashi
Secretário Executivo – Giovane Bertol
Diretor Jurídico – Enzo Ricci
Tesoureiro – Márcio Rodrigues
Diretora de Marketing – Tábata Almeida