A FIFA divulgou a lista de árbitros internacionais para a temporada 2024, na quarta-feira (03 de janeiro). O quadro de arbitragem conta com oito árbitros brasileiros atendendo as indicações da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Confira o quadro brasileiro masculino:
Ricardo Amaral Messa – Árbitro FIFA desde 2018
Felipe de Fábio Ventura – Árbitro FIFA desde 2019
Alfredo Carlos Wagner – Árbitro FIFA desde 2023
Guilherme Schwinden Gehrke – Árbitro FIFA no ano de 2024
Confira o quadro brasileiro feminino:
Aline Santos do Nascimento – Árbitra FIFA desde 2018
Anelize Meire Schulz – Árbitra FIFA desde 2018
Paula Kamila Silva Cirilo – Árbitra FIFA desde 2023
Juliana Caroline Angelo – Árbitra FIFA no ano de 2024
A CBFS parabeniza todos os árbitros brasileiros integrantes do quadro da FIFA e deseja sucesso, em especial, ao Guilherme Schwinden e a Juliana Caroline, estreantes em competições internacionais. A entidade agradece também os serviços prestados pelos árbitros Flávio Marques (árbitro FIFA desde 2013) e Katiucia Meneguzzi dos Santos (árbitra FIFA desde 2007).
“Agradecemos a Katiucia Meneguzzi e Flávio Marques pelo excelente trabalho realizado como árbitros FIFA e quando chega o momento de deixar de pertencer ao quadro mais elevado da arbitragem do Futsal, deixar pelo regulamento que só permite a indicação até o ano em que completam 45 anos, mas que podem continuar como árbitros CBFS onde é permitido uma maior idade. Um agradecimento muito especial aos dois que muito engrandeceram a arbitragem brasileira em muitas competições internacionais. A Katiucia foi indicada em 2007, ano em que foi criado o quadro FIFA feminino e o Brasil já preencheu as quatro vagas oferecidas ao nosso país e lá permaneceu até 2023, foram 17 anos de muito empenho, dedicação, aprendizado, comprometimento, lealdade, ensinamentos aos colegas por meio de orientações, lives, ajudas aos Departamentos de Arbitragem da CBFS e Federações sempre com destaque. Muitas renúncias em prol da arbitragem de Futsal. Trabalho exemplar em competições nacionais e em sua Federação. O Flávio Marques indicado para o quadro FIFA no ano de 2013 e permanecendo até o final de 2023, foram 11 anos somente deixando o quadro FIFA por completar a idade limite, mas permanecerá como árbitro CBFS onde ainda terá a oportunidade de ajudar muito a arbitragem do Futsal e nas competições nacionais e de sua Federação. Muitas renúncias para se dedicar a arbitragem de Futsal. Sempre com muito empenho, dedicação, aprendizado e ensinamentos aos colegas, comprometimento, lealdade, ajuda ao Departamento de Arbitragem da CBFS e Federações sempre com muito destaque. Trabalho exemplar em competições nacionais e de sua Federação. Ambos com curriculum invejável e que poderíamos fazer um livro para cada um e deixar como legado da arbitragem brasileira como outros que passaram por isso. Mas a vida é assim, após ter cumprido a missão, uns saem para deixar o lugar para outros, assim como alguém deixou o lugar para vocês, hoje chegou esse dia. O Departamento de Arbitragem da CBFS agradece de coração a ajuda de vocês pelo Futsal, vocês fazem parte da história da arbitragem nacional e convocá-los para continuarem trabalhando conosco, seja como árbitros, instrutores ou qualquer outra função dentro do nosso Futsal. Que este não seja um momento de despedida e sim de reflexão, agradecimentos, gratidão e reconhecimentos. Obrigado aos familiares de vocês que também fazem parte desse sucesso e que deixaram de ter a presença e a companhia de vocês durante esse período, pois esse era o sonho concretizado de vocês, fica registrada aqui nossa eterna gratidão”. Comentou o Presidente da Comissão de Arbitragem – Paraguassu Fisch de Figueiredo.