(sael)
Vai começar um dos eventos esportivos mais tradicionais de Mato Grosso: os Jogos Estaduais de Seleções Municipais Estudantis, que neste ano completa 39 anos de existência e traz novidades em sua formatação. A primeira etapa da competição será na modalidade de handebol, na cidade de Campo Verde (a 136 quilômetros de Cuiabá), de 12 a 19 de novembro.
As inscrições para a etapa, que começaram no início deste mês, se estendem até o próximo dia 4 de novembro. Os municípios interessados em participar da competição devem enviar Ofício de Confirmação e o Mapa Quantitativo da delegação ao email: [email protected]. No documento também deve constar o nome do chefe da delegação do município.
Os jogos estudantis trazem novidades neste ano. Em 2015, as competições de handebol, futsal, basquete, vôlei e futebol de campo, ocorreram de maneira simultânea na mesma cidade sede. Já neste ano cada modalidade será feita em um município diferente.
A mudança foi feita para aperfeiçoar as modalidades em Mato Grosso. No entendimento da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, ao fazer as competições separadamente sobra tempo para se investir na capacitação de técnicos e árbitros. “Se a gente faz apenas uma modalidade por município, os confrontos entre as equipes começam na parte da manhã e vão até o final da tarde. A noite fica dedicada para os cursos. Na antiga formatação isso não possível ”, ressaltou Manoel Fonseca, coordenador de Esporte Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT).
Fonseca destaca ainda que a nova formatação dos jogos estudantis permite que as modalidades sejam trabalhadas profundamente. “Em Campo Verde, por exemplo, nós iremos respirar handebol o tempo todo. Teremos a calma para pensar em como iremos trabalhar a modalidade da melhor maneira possível no Estado”, enfatizou.
O novo formato também estabelece divisões entre as equipes. Nisso as modalidades podem ser dividias em até seis divisões, dependendo da quantidade de equipes. O objetivo da medida é nivelar os jogos estudantis para que não haja disparidade técnica entre as seleções.
Para saber mais sobre as mudanças acesse esse: http://www.esportes.mt.gov.br/html/noticia.php?codigoNoticia=2828&f_assunto=0&f_grupo=&f_data=
Em relação às outras etapas dos jogos estão confirmas a do município de Juara, que realizará a competição de basquete, entre os dias 22 e 29 de novembro, e a etapa de Colíder que sediará a modalidade de voleibol, entre os dias 12 e 20 de dezembro.
Já as competições de futsal e futebol de campo estão sem cidades sedes e correm o risco de não serem realizadas neste ano. A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT) está em contato com os municípios interessados em receber as modalidades para contornar a situação.
As fichas de inscrições para o estudantil estão disponíveis neste link:
http://www.esportes.mt.gov.br/html/internas.php?tabela=paginas&codigoPagina=31
Tradição
Em 2015, foram realizadas 10 etapas regionais dos Jogos de Seleções Municipais Estudantis, que envolveram 95% dos 141 municípios de Mato Grosso. A competição reuniu mais de 10 mil estudantes.
Diferente dos jogos escolares, quando escolas competem entre si, o estudantil é a reunião das seleções dos melhores atletas de cada município.
A primeira edição do estudantil foi realizada no ano de 1973, na cidade de Cuiabá, quando Mato Grosso ainda não era dividido. Nesta época, a competição contou a com a participação de atletas vindos das cidades do atual Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Corumbá.