(sael/seduc)
Os atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem em Cuiabá, de 3 a 13 de novembro, têm aproveitado os dias de folga para conhecer a cidade e os principais pontos turísticos de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães, Pantanal, Nobres e Lagoa do Manso.
Parte da delegação de Minas Gerais, por exemplo, está de malas prontas para Chapada dos Guimarães. Quem está organizando o passeio é o chefe da delegação, Claudio Gomes Barbosa, que é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Ele disse que os passeios também fazem parte da competição, pois é um momento de descontração dos atletas. “Os jogos são tensos e o atleta precisa de uma válvula de escape”, destacou.
Os mineiros já tinham ouvido falar das belezas de Chapada e principalmente das cachoeiras. “É um ponto turístico muito famosos e talvez se não fosse o JUBs, não teríamos a oportunidade de visitar esse lugar”, disse o professor.
Quem também vai dar um mergulho nas cachoeiras de Chapada são os atletas de natação da delegação do estado do Tocantins. O estudante Issac Bruno que organiza o passeio, já que as disputas na piscina terminaram. “A gente quer nadar, mas também queremos conhecer a cultura e as belezas da cidade”.
Eles também gostaram da noite cuiabana. Deram uma volta na Praça Popular para escutar música ao vivo e comer alguns petiscos. “Tinha muita gente bonita por lá. A única coisa que ouvíamos falar de Cuiabá era sobre o calor e realmente a cidade é uma panela de pressão, mas as pessoas são hospitaleiras e agradáveis”, ressaltou.
Os goianos também curtiram a noite cuiabana na praça Popular. Já outros atletas da delegação participaram de uma festa universitária de uma faculdade em Cuiabá. “Quando vamos para o JUBs, além de competir, vamos com a ideia de conhecer gente nova, de se enturmar com os moradores da cidade”, destacou a estudante Shayene Assis Costas, acadêmica do curso de Educação Física da faculdade de Goiás.
Eles já conheceram a orla do Porto, o Rio Cuiabá, a noite cuiabana, museus e teatros no centro histórico e dois shoppings centers. “Se desse a gente queria conhecer mais, mas temos que voltar para o nosso estado”, comentaram os atletas da delegação do Rio Grande do Norte, que disputaram o basquete 3×3.
O quarteto achou Cuiabá muito bonita. Eles destacaram alguns prédios da região central da cidade, como a catedral metropolitana, e o Palácio da Instrução. “Demos uma boa relaxada com esses passeios. As pessoas daqui também são atenciosas receptivas”, destacaram os universitários que ficaram em segundo lugar no Basquete 3×3
JUBs
As disputas das modalidades individuais do JUBs terminaram neste domingo (06). A partir de terça-feira (08) começaram as competições coletivas de futsal, handebol, basquete e vôlei. Mais de quatro mil atletas, dos 26 estados (mais o Distrito Federal) participam dos jogos, que é o maior evento esportivo universitário da América Latina.
O JUBs é uma realização do Governo de Mato Grosso, com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Cuiabá