Eduarda Rodrigues ganhou nesta sexta-feira (11) o ouro na categoria até 68kg do estilo livre feminino no Pan sub-20 de Wrestling. Além dela, o Brasil subiu ao pódio com Ana Beatriz Lima, prata, e Thaina Aníbal, bronze
Eduarda Rodrigues conquistou nesta sexta-feira (11) a medalha de ouro na categoria até 68kg do estilo livre feminino no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling. Com desempenhos consistentes e superioridade técnica, a lutadora brasileira alcançou o lugar mais alto do pódio e garantiu mais um título para o Brasil na competição. A atleta do país foi ao tapete quatro vezes no evento realizado em Lima, no Peru, e venceu todas elas. Além dela, a delegação nacional ganhou o bronze com Thaina Aníbal na 57kg e o prata com Ana Beatriz Lima na 50kg.
Medalhistas de ouro e prata no Pan-Americano no Wrestling sub-20
A campanha de Eduarda Rodrigues na conquista do título Pan-Americano sub-20 de wrestling começou com triunfo diante da mexicana Elide Buendia, por 13 a 2. A brasileira folgou na segunda rodada e voltou ao tapete na terceira. A segunda adversária na competição foi a canadense Lene Mccrackin e ela levou a melhor por 10 a 0. O terceiro compromisso no campeonato aconteceu contra a estadunidense Zoey Lints. Neste combate, a atleta do Brasil bateu a rival por 12 a 1. A última vitória, a que garantiu o ouro, saiu do embate com a peruana Leyla Hinostroza (10 a 0).
Quem também chegou na final no dia foi Ana Beatriz Lima, que acabou com a medalha de prata do Pan-Americano sub-20. A atleta da categoria até 50kg iniciou sua trajetória na competição direto nas quartas de final e superou a peruana Anett Mallqui, por 10 a 0. Já na semifinal, a brasileira derrotou a mexicana Montserrat Gomez em luta acirrada, por 4 a 3. Para completar, no combate que valia o ouro, a brasileira perdeu da estadunidense Gabriele Tedesco: 6 a 0.
Thaina Aníbal fica com bronze
O percurso do bronze de Thaina Aníbal se iniciou no Grupo B e a lutadora da categoria até 57kg avançou para a semifinal em segundo lugar. Thaina Aníbal estreou perdendo por 8 a 1 para a estadunidense Carissa Qureshi. Como a lutadora dos Estados Unidos venceu seus dois combates, a brasileira avançaria se vencesse a mexicana Abril Urban Santos. E foi isso que aconteceu, com triunfo por 4 a 0. Porém, na semifinal, a brasileira perdeu para a canadense Agnia Krakovska (7 a 4), caindo para a luta pelo bronze. Por fim, na disputa pela medalha de terceiro lugar, ela bateu a porto-riquenha Aneishka: 4 a 0.
Quem se aproximou da medalha, mas não conseguiu foi Kailane Sousa, na categoria até 53kg. A brasileira chegou na luta pelo bronze e perdeu da canadense Brooklyn Glasgow: 4 a 3. Na competição até 62kg, Stefany Ferreira, também no estilo livre feminino, foi eliminada logo nas quartas para a equatoriana Leonela Ortiz (14 a 5).