sexta-feira, 29 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Nova geração conquista maioria dos pódios na II Etapa Nacional de badminton realizada em Cuiabá

Date:

A II Etapa Nacional de badminton, disputada em Cuiabá (MT), terminou na quinta-feira, 28, e foi marcada pelo protagonismo da nova geração em algumas finais. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e pela Federação Mato-grossense de Badminton (FMDb).

Frequentemente campeão da classe WH1 (cadeirantes) individual masculina, o brasiliense Marcelo Conceição foi superado por Arthur Dias, de 19 anos. Já na SL4 (andantes), Frederico Chanoft, 14, derrotou o paranaense Breno Johann e levou o ouro. Já o maior medalhista da competição foi Vinícius Costa, que conquistou três ouros na classe SH6 (baixa estatura) nas disputas individuais, duplas masculinas e mistas.

O jovem Frederico Chanoft venceu dois adversários experientes no caminho do título da classe SL4 masculina. Depois de superar Eugênio Cleto na semifinal, ele manteve o ritmo na decisão e derrotou o paranaense Breno Johann por 2 jogos a 0 (22 a 20 e 21 a 14) e subiu ao lugar mais alto do pódio.

“Foi uma final que achei que ia ser mais difícil, por ser bem mais novo que ele, por já ter perdido algumas vezes. E não esperava ganhar, mas a meta era ganhar o ouro e estou muito feliz. Eu já tinha meio que desistido porque achei que ele ia levar o primeiro set e só joguei para me divertir. Já no segundo, que eu já ia com força total, não teve jeito depois que consegui vencer o primeiro. Consegui abrir vantagem, e, ganhando ponto a ponto, deu para levar o jogo”, comemorou o campeão.

Outro jovem que chamou a atenção foi Arthur Dias, de 19 anos. Na final da classe WH1 masculina, ele virou o jogo contra o experiente brasiliense Marcelo Conceição e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 12 a 21, 21 a 8 e 21 a 13.

“Tenho trabalhado durante quatro anos por esse momento. Sempre soube que ele era o melhor e que não perdia há sete anos. Eu sempre tive esse sonho de ser o melhor. Cheguei aqui perdendo para todo mundo e agora fui campeão”, afirmou Arthur Dias, que também saiu de Cuiabá com a prata nas duplas masculinas WH1-WH2 (competem em cadeira de rodas).

Na chave feminina, Bruna Vasconcellos levou a melhor em três jogos (21 a 17, 15 a 21 e 21 a 13) contra Mikaela Almeida, sangrando-se campeã ao final da última disputa da classe SU5 (deficiência nos membros superiores). “Foi um jogo muito difícil, bem desafiador. Em jogos contra a Mika, sempre tem que ter muita paciência no jogo. Têm sido partidas muito acirradas entre nós, que é sempre muito bom para a modalidade, para nossa categoria”, afirmou a atleta que conquistou ainda a medalha de prata nas duplas mistas das classes SL3-SU5 (andantes com deficiência nos membros inferiores) ao lado de Jonathan Cardoso.

Entre veteranos, o paulista Júlio Godoy foi dominante na classe WH2 masculina (compete em cadeira de rodas) superando José Ambrósio Chaves por 2 a 0 (21 a 10 e 21 a 10). “Jogos finais sempre são difíceis. Mas, a gente se prepara antes, desde o treino até a competição. E deu certo mais uma vez. O jogo começou apertado, mas depois comecei a usar os pontos que estava encontrando na quadra e o resultado veio”, destacou o atleta.

Já Maria Gilda Antunes venceu a final da WH2 feminina ao contra Maiara Almeida Oliveira, também em sets diretos (21 a 9 e 21 a 13). “É uma final que venho me preparando. Sou campeã brasileira há nove anos consecutivos e estou tentando manter a hegemonia, a constância. Quero fechar esses dez anos e, para isso, tenho um caminho. Um desses caminhos é começar a ganhar as etapas nacionais, finalizando com o brasileiro. Então, esse título é sinal que o trabalho está dando certo.” disse Maria Gilda Antunes.

O maior medalhista da II Etapa Nacional de badminton foi Vinicius Costa, atleta da classe SH6, que terminou a competição com três medalhas de ouro. A primeira delas aconteceu na simples masculina diante de Dheyvid Almeida, por 2 jogos a 0, parciais de 21 a 10 e 21 a 4. Em seguida, ao lado de quem derrotou no individual, ele ganhou o título das duplas entre homens batendo Márcio Dellafina e Rennê Souza (21 a 7 e 21 a 13). Por fim, nas parcerias mistas, triunfou junto com Kauyne Luz sobre Márcio Dellafina e Renata dos Reis (21 a 8 e 21 a 13).

Confira mais resultados da II Etapa Nacional de badminton realizada em Cuiabá:

  • Jonathan Cardoso (SL3 masculino) venceu João Batista Silva por 2 a 0 (21×16 e 21×8).
  • Yuki Rodrigues (SU5 masculino) venceu David Lima em três jogos (21×15, 20×22 e 21×12).
  • Ana Gomes (WH1 feminina) venceu Daniele Souza por 2 a 0 (21×17 e 21×4).
  • Brunna Neves (SL3 feminina) venceu Isabella Felix (21×17 e 21×12).
  • Ana Carolina Reis (SL4 feminina) venceu Danielle Araújo (21/2 e 21/1).
  • Maria Eduarda Souza (SH6 feminina) derrotou Ágata Sousa (21/7 e 21/10).

Patrocínio
A CAIXA e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do badminton

Time São Paulo
A atleta Mikaela da Costa Almeida integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Praça de alimentação do 4º Encontro da Agricultura Familiar contará com empresas e empreendedores locais

O objetivo é incentivar os mutuenses a conhecer, procurar...

João Pessoa recebe os Jogos Universitários Brasileiros de Praia – JUBs Praia 2025

De 31 de agosto a 7 de setembro, João...

Seciteci anuncia municípios finalistas do prêmio Cidades Inovadoras

Vencedores serão anunciados em cerimônia que está marcada para...
Feito com muito 💜 por go7.com.br