Mato Grosso conquistou sua primeira medalha nas Paralimpíadas Escolares Nacionais que estão acontecendo em São Paulo. Uma medalha de ouro que no atletismo.
Diferente da edição de 2015 onde o estado obteve 5 medalhas, porém nenhuma de ouro, nessa edição de 2016 a conquista já gera muita comemoração.
O ouro conquistado no atletismo, na prova de arremesso de peso, foi com a atleta/aluna do município de Paranatinga, Amanda Silva Lima de 12 anos. A atleta que é portadora da Síndrome de Escobar, uma deficiência que reduz a mobilidade das articulações e as mantém em uma posição fixa obteve um feito inédito para Mato Grosso. A atleta foi acompanhada pela Professora e Técnica Andressa Uehari que comemoraram muito a conquista da medalha de ouro.
De acordo com Pedro Sinohara, Secretário Adjunto de Esportes do Estado, Amanda e sua técnica já são frutos de um projeto do governo Pedro Taques, conhecido como Esporte sem Limite, implementado durante as fases regionais dos Jogos Escolares da Juventude, divulgando e capacitando os técnicos/professores.
Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares serão realizadas de 22 a 25 de novembro. Serão oito modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas), e todas elas terão provas no novíssimo CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.
Mais de 700 atletas de 12 a 17 anos estão inscritos para as Paralimpíadas Escolares deste ano. Eles representam 24 estados e o Distrito Federal (apenas Roraima e Piauí não têm competidores para esta edição).
O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Foto: Amanda Silva – ouro no atletismo