terça-feira, 3 novembro, 2026

Polêmica fora das quadras movimenta primeira semana da Copa do Servidor de Alta Floresta

Date:

Desentendimento após partida, manifestações em transmissão ao vivo e registro de boletim de ocorrência marcaram o início da 18ª edição da competição. Atleta publicou nota de esclarecimento e pediu desculpas pela escolha das palavras

A 18ª Copa do Servidor Público de Futsal e Voleibol de Alta Floresta, edição 2026, começou com bola rolando nas quadras, mas também com uma polêmica fora das quatro linhas. O início da competição foi marcado por partidas de futsal e voleibol e por um episódio envolvendo duas árbitras da Federação Mato-grossense de Futsal e o atleta Willian Cassanha Barboza.

O desentendimento ganhou repercussão após manifestações do atleta em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, depois de uma partida. As declarações provocaram indignação nas árbitras Beatriz Pereira Mesquita e Priscila Rocha Lima, que decidiram registrar boletim de ocorrência por injúria e difamação.

Equipe do Servidor Público teve resultado revertido pro descumprir regra que obriga igualdade nas camisas dos goleiros

Árbitras apontam manifestações machistas

Segundo o relato apresentado no boletim de ocorrência, as profissionais entenderam que as declarações ultrapassaram os limites de uma crítica à atuação da arbitragem e atingiram diretamente a dignidade das duas mulheres.

No documento, as árbitras alegam que o atleta utilizou expressões que desqualificariam o trabalho das profissionais com base no gênero, destacando o uso dos termos meninas e mulheres para se referir às responsáveis pela arbitragem.

O registro também aponta que as manifestações teriam caráter machista e discriminatório, com o objetivo de infantilizar e deslegitimar a autoridade técnica das árbitras durante o exercício da função.

Diante do episódio, Beatriz e Priscila procuraram as autoridades e decidiram buscar as medidas legais que consideram cabíveis.

Atleta publica nota e pede desculpas

Após a repercussão do caso, Willian Cassanha Barboza publicou uma nota de esclarecimento na qual reconheceu que poderia ter escolhido melhor as palavras utilizadas durante sua manifestação.

O atleta explicou que sua insatisfação estava relacionada à condução da arbitragem e à forma de comunicação adotada durante determinadas situações da partida. Também afirmou que a referência às mulheres na arbitragem foi uma generalização inadequada.

Na nota, Willian ressaltou que sua crítica era direcionada exclusivamente à atuação das duas profissionais naquela partida, e não à capacidade das mulheres que trabalham na arbitragem esportiva.

O atleta também pediu desculpas pela escolha das palavras e pelo desrespeito que a generalização possa ter transmitido.

Como profissional de Educação Física e servidor público, afirmou reconhecer a importância da participação feminina no esporte e reafirmou seu compromisso com o diálogo, a ética e o respeito aos profissionais envolvidos nas competições.

Ao finalizar o comunicado, manifestou o desejo de contribuir para uma solução respeitosa e amigável para o episódio.

Disputa na modalidade de voleibol tambem inicia com disputa acirrada

Sispumaf lamenta episódio

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alta Floresta (Sispumaf), Edmar Silva, lamentou o ocorrido e repudiou qualquer manifestação que possa ofender mulheres ou qualquer outra pessoa.

O dirigente espera que o episódio seja superado e que a competição possa retomar seu propósito a partir da próxima semana, com respeito e espírito esportivo entre atletas, dirigentes e profissionais da arbitragem.

Competição tem tradição de integração

A Copa do Servidor Público de Alta Floresta chega à sua 18ª edição no futsal, consolidada como uma iniciativa de integração entre os servidores municipais.

Organizada pelo Sispumaf, em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta e a Secretaria Municipal de Esportes, a competição reúne servidores em disputas de futsal e voleibol, com o objetivo de incentivar a prática esportiva, promover o lazer e fortalecer a convivência entre os participantes.

O episódio registrado neste início de edição foge da proposta que historicamente acompanha o evento. A expectativa agora é que o diálogo prevaleça e que as próximas rodadas sejam marcadas pelo que realmente importa no esporte: competição, respeito, confraternização e espírito coletivo.

A organização também poderá avaliar medidas para preservar o bom andamento do campeonato e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.

Confira como foram os resultados da primeira semana de competição e as próximas rodadas:

TABELA OFICIAL COPA DO SERVIDOR PUBLICO 2026 2710

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Em casa, Ana Laura Barreto conduz Paraná ao título no basquete feminino

Armadora foi a principal destaque do Paraná na conquista...

Nova Canaã do Norte recebe penúltima etapa do Circuito Mato-grossense de Motocross

Competição será realizada nos dias 7 e 8 de...

Copa Gatinho reúne 24 equipes de Alta Floresta e movimenta o futebol de base

26ª edição da competição será disputada em cinco categorias...
Feito com muito 💜 por go7.com.br