Caio Bonfim e Juliana Campos, beneficiários do Programa Bolsa Atleta, foram eleitos os melhores atletas do ano
Com emoção e celebração aos grandes resultados da temporada, ocorreu na noite de quinta-feira (22), em São Paulo, a cerimônia do 5º Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa. O evento homenageou atletas, ex-atletas, treinadores, clubes e iniciativas que marcaram o atletismo brasileiro em 2025 e reuniu medalhistas olímpicos e mundiais que projetaram o Brasil no cenário esportivo internacional.
Entre os destaques da noite, o marchador Caio Bonfim e a saltadora Juliana Campos, ambos beneficiários do Programa Bolsa Atleta, na categoria Pódio, foram consagrados como os melhores atletas do ano pela comunidade atlética. A premiação reconheceu os excelentes desempenhos ao longo da temporada, com destaque para as conquistas no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, realizado em setembro.
A escolha dos vencedores foi feita por um júri técnico formado por treinadores, representantes das federações estaduais, especialistas da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e jornalistas especializados.
Aos 34 anos, Caio Bonfim consolidou-se como o atleta brasileiro com o maior número de medalhas em campeonatos mundiais. Em Tóquio, conquistou o ouro nos 20 km e a prata nos 35 km da marcha atlética, somando esses resultados às medalhas de bronze obtidas nos mundiais de Londres (2017) e Budapeste (2023).
“Receber esse prêmio em 2025 é um privilégio. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada: minha família, meus pais como treinadores, minha esposa, a Confederação Brasileira de Atletismo, o Comitê Olímpico do Brasil, a Caixa e o Ministério do Esporte, por meio do Bolsa Atleta. Foi um ano muito especial e dedico esse reconhecimento a todos que acreditam no esporte brasileiro”, afirmou Caio Bonfim.
Já Juliana Campos, de 29 anos, recolocou o Brasil em uma final mundial do salto com vara após dez anos. Segunda melhor brasileira da história da prova, atrás apenas de Fabiana Murer, a atleta superou seu recorde pessoal cinco vezes em 2025, alcançando a marca de 4,76 metros e encerrando a temporada na 8ª posição do ranking mundial.
As conquistas de Caio também renderam o reconhecimento à treinadora Gianetti Bonfim (CASO-DF), eleita pela terceira vez consecutiva como Treinadora Destaque do Ano. Além de técnica, Gianetti é mãe do atleta e referência no desenvolvimento da marcha atlética no país.
Jovens Talentos
O prêmio também valorizou o desempenho de jovens talentos do atletismo nacional. A velocista Hakelly Maximiano (AECD Macaé-RJ) e o arremessador Alessandro Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) foram os vencedores do Troféu Fictor – Jovem Atleta Destaque, que reconhece atletas das categorias de base.
Representando o Ministério do Esporte, a secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou a importância do investimento contínuo em políticas públicas de fomento ao esporte.
“O Ministério do Esporte se orgulha de contribuir com a trajetória de atletas que levam o nome do Brasil ao mundo. Programas como o Bolsa Atleta são fundamentais para garantir condições de treinamento e desenvolvimento. O atletismo brasileiro alcança esse patamar porque conta com parceiros estruturantes, como as Loterias Caixa, a Caixa e o Ministério do Esporte, que acreditam no potencial transformador do esporte e no impacto social que ele gera”, afirmou.
O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, também ressaltou o trabalho coletivo ao longo da temporada. “Parabenizo todos os atletas, treinadores e profissionais que se dedicaram em 2025. O atletismo brasileiro está bem representado e segue avançando com organização, talento e compromisso”, destacou.
4º Summit ABRACEO CBAt debate corrida segura com participação do MEsp
A segurança nas corridas de rua foi um dos temas centrais do 4º Summit ABRACEO CBAt, realizado na terça e quarta-feira (20 e 21/1) também em São Paulo. O encontro reuniu organizadores, dirigentes, profissionais da área médica e representantes de entidades esportivas para debater diretrizes voltadas à proteção de atletas de elite e corredores amadores em todo o país, com destaque para a participação do Ministério do Esporte.
Desde a assinatura do Termo de Cooperação Mútua, em 2025, entre a CBAt e a ABRACEO, as discussões sobre corrida segura têm sido intensificadas. O objetivo é conscientizar atletas sobre cuidados com a saúde, garantir a segurança dos participantes e fortalecer a regularização das provas de rua, incluindo os permits e selos de qualidade emitidos pela CBAt e pelas 27 federações estaduais.
O Summit também evidenciou o diálogo entre o setor esportivo e o poder público. A secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Castro Marques, participou do encontro e apresentou aos organizadores e profissionais do setor a atuação da pasta com destaque às políticas públicas de fomento ao esporte, os instrumentos de financiamento e o papel do Estado no fortalecimento do esporte como política de desenvolvimento, saúde e inclusão social.
Além da corrida segura, o evento abordou temas como combate ao doping nas corridas de rua, políticas de incentivo ao esporte por meio da Lei de Incentivo Federal, processos de certificação de entidades esportivas e cursos internacionais da World Athletics voltados à medicina esportiva e à organização de eventos.
Vencedores do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa:
- Clube Formador: AD Centro Olímpico (SP)
- Clube de Alto Rendimento: Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel (MG)
- Imagem do Ano: Alexandre Loureiro – foto de Thiago Resende Ornelas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção (Paraguai)
- Treinadora Destaque do Ano: Gianetti Bonfim (CASO-DF)
- Troféu Fictor – Jovem Atleta Destaque Feminino: Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)
- Troféu Fictor – Jovem Atleta Destaque Masculino: Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
- Atleta da Galera Feminino: Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR)
- Atleta da Galera Masculino: Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP)
- Melhor Atleta do Ano Feminino: Juliana Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
- Melhor Atleta do Ano Masculino: Caio Bonfim (CASO-DF)
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte




