(PJC)
A 6ª edição dos Jogos Internos da Polícia Judiciária Civil encerrou suas atividades neste sábado (15), com a competição mais aguardada do evento, a prova de tiro. Equipes da região metropolitana e do interior do Estado participaram da disputa acirrada que marcou a última prova do evento.
Cento e cinquenta atiradores participaram da competição, divididos em equipes que tinham pela frente desafios de precisão com pistola .40 na pista, calibre 12 na placa (plate) e carabina CT.40.
Cada competidor, além de ser avaliado pela precisão do tiro efetuado, era também analisado em relação ao tempo dispendido para realizar o trajeto na pista de tiro. Um timer monitorava o tempo de cada atirador, que após efetuar seu circuito, precisava passar rapidamente o distintivo para o colega de delegacia iniciar a sua sessão de tiro na categoria subsequente.
Protagonista no gosto da maioria dos policiais civis, a competição de tiro, que aconteceu no estande da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), é ainda um modo do policial se manter continuamente exercitando as habilidades para sua defesa pessoal e de terceiros.
Para o organizador da 6ª edição dos Jogos Internos da Polícia Judiciária Civil, Claudinei Farina, o evento mobilizou as unidades policiais de todas as regiões do Estado.
“É um momento ímpar em nossa instituição. A competição foi um sucesso com a participação e empenho de competidores de todas as regionais de Mato Grosso. (…) A prova de tiro foi organizada de modo a auxiliar os policiais a lidar com as dificuldades enfrentadas na atividade laboral nas ruas, um exemplo é a pressão do tempo para efetuar os disparos. Pudemos avaliar que a Polícia Civil tem bons atiradores”, afirma.
Se em outras modalidades esportivas o clima era de rivalidade saudável e brincadeiras, a prova de tiro veio na contramão. A torcida era conjunta pelo sucesso dos colegas e palavras de incentivo foram constantes neste sábado.
Os competidores que faziam sessões com aproveitamento máximo eram aplaudidos pelos outros concorrentes numa torcida mútua, amistosa e coletiva.